Fed manteve juros e Wall Street avançou

Os principais índices bolsistas norte-americanos terminaram a sessão em alta. O S&P 500 conheceu os primeiros ganhos em cinco sessões.

As bolsas norte-americanas encerraram em alta, com o S&P 500 a conhecer os primeiros ganhos após o pior ciclo de perdas desde a vitória de Donald Trump nas presidenciais de novembro. Este avanço acontece no mesmo dia em que a Reserva Federal dos Estados Unidos decidiu não mexer nos juros, com os principais índices norte-americanos a receberem com agrado os resultados empresariais.

O índice S&P 500, que agrega as 500 maiores capitalizações bolsistas norte-americanas, fechou a valorizar 0,02%, para os 2.279,26 pontos. Já o industrial Dow Jones e o tecnológico Nasdaq avançaram 0,14% e 0,5%, respetivamente, para os 19.890,94 e os 5.642,65 pontos.

Um dos marcos do dia de hoje foi a reunião da Fed que, tal como era esperado, optou por não mexer nas taxas de juro de referência, ao mesmo tempo que reconheceu o aumento da confiança dos consumidores e empresários após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais. A taxa de juro da maior economia do mundo ficou assim no intervalo entre 0,5% e 0,75%. Na primeira reunião de política monetária do ano, os responsáveis da Fed reiteraram ainda as suas expectativas relativamente a um crescimento económico moderado e a “algum fortalecimento adicional” no mercado de trabalho.

O mercado valorizou isto, mas também aplaudiu ainda os resultados acima do previsto apresentados. Foi o que aconteceu na terça-feira com a Apple, que bateu as estimativas de vendas graças aos modelos mais caros do iPhone. Os investidores aguardavam ainda a divulgação de contas por parte do Facebook. Logo após o fim da sessão, a empresa liderada por Mark Zuckerberg apresentou resultados acima do esperado, apoiados na publicidade.

A empresa de social media anunciou que as suas vendas dispararam 51%, para 8,81 mil milhões de dólares. Já os lucros fixaram-se em 1,41 dólares por ação, acima da estimativa dos analistas que apontava para 1,31 dólares por ação. Por sua vez os utilizadores ativos mensalmente alcançaram 1,86 mil milhões de pessoas, superando também o esperado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed manteve juros e Wall Street avançou

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião