Economia espanhola acelera 3,2% em 2016

São ainda as primeiras estimativas, mas, a confirmar-se este crescimento, Espanha terá recuperado cerca de 80% da riqueza que perdeu no período da crise.

A economia espanhola cresceu 3,2% no ano passado, o mesmo aumento que já tinha registado em 2015, divulga, esta segunda-feira, o instituto de estatística espanhol. Considerando apenas o quarto trimestre do ano passado, o produto interno bruto (PIB) de Espanha avançou 0,7% em relação ao trimestre anterior (período em que o crescimento em cadeia também tinha sido de 0,7%).

Estas são ainda as primeiras estimativas do Instituto Nacional de Estatística espanhol, mas, a confirmar-se este crescimento de 3,2% no conjunto do ano passado, Espanha terá recuperado cerca de 80% da riqueza que perdeu no período da crise, dá conta o El País (conteúdo em castelhano, acesso gratuito). Se se tiver em conta a evolução dos preços e se descontar a inflação, o PIB terá recuperado 95%, acrescenta o jornal espanhol.

Ainda assim, há uma pequena desaceleração do crescimento na parte final do ano passado. No quarto trimestre, o crescimento homólogo é de 3%. O crescimento homólogo do PIB espanhol foi de 3,2% no terceiro trimestre e de 3,4% no segundo e primeiro trimestres.

Seja como for, as expectativas do Governo de Mariano Rajoy são otimistas. Luis de Guindos, ministro da Economia, já antecipou que o PIB deverá regressar, em meados deste ano, ao valor de 2008.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia espanhola acelera 3,2% em 2016

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião