Wall Street apreensivo com Trump

Discurso protecionista do recém empossado Presidente norte-americano causa apreensão entre os investidores norte-americanos.

O discurso de Donald Trump na cerimónia de tomada de posse está a assustar os investidores em Wall Street, devido aos receios de que maior protecionismo de uma das maiores economias do mundo vai abalar a economia global.

Após um entusiasmante rally desde que Trump foi eleito, a 8 de novembro de 2016, o tom nas bolsas norte-americanas mudou. O índice S&P 500 cedia 0,18% para 2.267,61 pontos. Ao mesmo tempo, o tecnológico Nasdaq e o industrial Dow Jones perdiam 0,17% e 0,11%, respetivamente, depois de ter alcançado recordes nas últimas sessões.

Deveremos continuar a assistir a uma “a queda contínua depois do discurso de tomada de posse de Donald Trump”, referiram Mike van Dulken e Henry Croft, analistas da Accendo Markets. “Trump adotou uma retórica bastante sensacionalista e protecionista que ameaça o barco mundial que é a globalização”, acrescentou.

Entretanto, a temporada de resultados continua esta segunda-feira. Entre as grandes empresas norte-americanas que prestam contas hoje estão a cadeia de restaurantes mundial McDonalds e ainda a tecnológica Yahoo!. Os analistas estimam que os lucros das cotadas do S&P 500 tenham crescido 4,4% no quarto trimestre do ano passado, prevendo um crescimento de 12% em 2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street apreensivo com Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião