Intel a reinventar-se, aposta nos carros conectados

A Intel vai comprar 15% da Here, uma empresa que faz mapas para automóveis conectados. Fá-lo, com a era inteligente e da condução autónoma no horizonte, um mercado onde vê potencial.

A Intel INTC 0,00% vai comprar 15% da empresa de mapeamento Here, uma operação que deverá dar entrada à gigante dos processadores no mundo dos carros conectados e da condução autónoma.

A informação já foi confirmada por ambas as companhias, mas nem os termos do acordo nem o montante da compra foram revelados. A Here é a empresa que desenvolve os mapas interativos e em tempo real para os computadores de bordo de 80% dos automóveis com esta funcionalidade na Europa e na América do Norte. Sabe-se que a Intel irá também dar cartas ao nível da investigação e desenvolvimento deste tipo de tecnologia, como um compromisso assumido com a aquisição desta parcela.

A Intel fabrica processadores para computadores. Mas é um mercado em declínio.David Paul Morris/Bloomberg

A Here é um consórcio detido pela BMW, pela Daimler e pela Audi (Volkswagen) e a compra ainda terá passar pelo crivo do regulador alemão da concorrência. Segundo a Bloomberg, as três fabricantes automóveis compraram a Here à Nokia em 2015 num negócio avaliado em 2,8 mil milhões de euros.

De acordo com a agência, Brian Krzanich, presidente executivo da Intel, espera que a empresa se torne a fornecedora de módulos de processamento para as fabricantes automóveis na era dos carros inteligentes e sem condutor. A empresa estará ainda a procurar expandir horizontes, apostando em novos mercados com potencial de crescimento, num período marcado pelo declínio do mercado dos computadores — o setor-chave para esta companhia.

Recorde-se que, na última semana, o fundo singapuriano GIC, a concorrente chinesa NavInfo e o fornecedor de serviços online Tencent chegaram a um acordo para comprar uma fatia de 10% da Here.

Gráfico: Cotação da Intel Corp no Nasdaq (em dólares)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Intel a reinventar-se, aposta nos carros conectados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião