PIB surpreende nos EUA e acelera para os 3,5%

Já foi revelada a terceira estimativa do PIB norte-americano e traz boas notícias: a economia acelerou ainda mais para os 3,5%, face ao período de julho a setembro de 2015.

O crescimento económico norte-americano surpreendeu no terceiro trimestre. O PIB acelerou para os 3,5% de julho a setembro, de acordo com a terceira estimativa divulgada esta quinta-feira pelo Gabinete de Análise Económica. Esta é uma revisão em alta face aos 3,2% anunciados em novembro, mesmo com as eleições à porta.

A incerteza das eleições norte-americanas que aconteceram a 8 de novembro não afetaram o desenvolvimento da maior economia do mundo. Em comparação homóloga, o terceiro trimestre cresceu 3,5%, o que representa uma aceleração face aos 1,4% no segundo trimestre.

A contribuir para essa evolução positiva estiveram os lucros das empresas norte-americanas que aumentaram 117,8 mil milhões de dólares no terceiro trimestre, em contraste com uma descida de 12,5 mil milhões no segundo trimestre.

Os novos dados revelam ainda que houve mais investimento estrangeiro, consumo privado e despesas estatais do que o previsto. A primeira estimativa do Gabinete Análise Estatística apontava para os 2,9%.

Editado por Mónica Silvares

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB surpreende nos EUA e acelera para os 3,5%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião