Confiança dos americanos na economia regista melhor valor desde 2007

Desde o verão quente (e negativo) de 2007 que os americanos não estavam tão confiantes na evolução da economia. Clinton pode beneficiar deste recorde uma vez que Trump ataca o estado da economia.

O otimismo na economia norte-americana em setembro registou os mesmos valores do período pré-crise de 2007. O valor situou-se nos 104,1 este mês, em comparação com os 101,8 registados em agosto. Os valores foram divulgados esta terça-feira pelo Conference Board, uma entidade privada que mede o indicador.

A pouco mais de um mês das eleições presidenciais, os números do mercado laboral têm ajudado a prever um futuro positivo para a economia norte-americana, apesar da Reserva Federal não ter aumentado as taxas de juro. A taxa de desemprego é inferior a 5% pelo que a maior parte dos americanos que perderam o emprego em 2008.

"A avaliação que os consumidores fazem das condições atuais [da economia] melhorou, principalmente por causa de uma visão mais positiva do mercado de trabalho”

Lynn Franco, diretora do departamento de indicadores económicos

“Olhando para o futuro, os consumidores estão mais confiantes nas perspetivas de emprego a curto prazo, mas neutros em relações às condições de negócios e de aumentos de salários”, explicou a diretora do departamento de indicadores económicos da Conference Board, Lynn Franco.

Foi no verão de 2007 que o indicador começou a descer, continuando a queda em pique com o bancarrota do Lehman Brothers em 2008 a ajudar. No início de 2009 foi atingido o valor mais baixo – perto dos 20 pontos – e, a partir daí, a trajetória de recuperação demorou sete anos até chegar aos níveis pré-crise.

Dados do Conference Board.
Dados do Conference Board.

 

Este número pode ser particularmente positivo para Hillary Clinton, que pode usá-lo como argumento contra o ataque de Donald Trump às políticas de Barack Obama sobre a economia.

Também em níveis recorde desde agosto de 2007 está o indicador da situação económica atual. O valor aumentou até aos 128,5 pontos em setembro, superior aos 125,3 registados no mês passado.

No entanto, as expectativas futuras não são tão boas. O valor desse indicador estão inferiores às registadas antes da recessão, pelo que os americanos ainda estão reticentes quanto à evolução da economia nos próximos seis meses.

Editado por Mónica Silvares

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confiança dos americanos na economia regista melhor valor desde 2007

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião