Turistas deixam 36 milhões por dia em Portugal

É o resultado das 64 novas rotas aéreas que foram captadas este ano, acredita a secretária de Estado do Turismo.

As receitas turísticas ascenderam a 11 mil milhões de euros no conjunto dos dez primeiros meses do ano. São mais mil milhões de euros do que em igual período do ano passado, mostram os dados divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal.

Só em outubro — que foi, este ano, o melhor outubro de sempre para o turismo, em número de dormidas — as receitas turísticas totalizaram 1,27 mil milhões de euros. Somando às receitas do resto do ano, foram 10,99 mil milhões de euros entre janeiro e outubro, um aumento de 10,3% face ao período homólogo. Feitas as contas, os turistas estrangeiros deixaram 36 milhões de euros, por dia, em Portugal, mais quatro milhões do que os gastos diários registados no ano passado.

Por seu lado, os portugueses gastaram 3,2 mil milhões de euros lá fora, levando o saldo da balança turística para 7,7 mil milhões de euros no final de outubro.

São resultados que refletem a “forte aposta realizada na captação de novas rotas aéreas e operações turísticas ao longo do ano”, bem como o “aumento da atratividade do destino Portugal”, refere a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, em comunicado enviado às redações.

"Estes números são o resultado do forte empenho e dedicação de todos os que trabalham no turismo.”

Ana Mendes Godinho

Secretária de Estado do Turismo

“Só este ano, Portugal captou 64 novas operações aéreas, aumentando a oferta em 750 mil lugares, em particular fora da época alta. Ao mesmo tempo, apostámos em aumentar a atratividade do destino Portugal, diversificando produtos e dinamizando a oferta turística ao longo de todo o ano, nomeadamente através da captação de eventos”, detalha a governante.

No próximo ano, esta será a estratégia a manter: “Garantir que comunicamos diretamente para cada um dos mercados está a permitir conquistar novos públicos, como são exemplo os EUA e a Polónia, onde crescemos 20% desde o início do ano, ou a Holanda, onde estamos a crescer perto de 13%. Estes números são o resultado do forte empenho e dedicação de todos os que trabalham no turismo”, conclui Ana Mendes Godinho.

Para os hoteleiros, será precisamente o mercado norte-americano uma das grandes apostas, a par do mercado chinês. A maioria dos operadores do setor espera um 2017 ainda melhor do que este ano, em que já se bateram todos os recordes. Entre janeiro e outubro, Portugal recebeu 16,8 milhões de hóspedes, responsáveis por mais de 48 milhões de dormidas, valores que representam aumentos homólogos de 9,7% e 9,1%, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turistas deixam 36 milhões por dia em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião