Matteo Renzi diz que politizar o referendo foi “um erro”

  • Lusa
  • 18 Dezembro 2016

O ex-primeiro-ministro italiano assumiu que politizar o referendo da reforma constitucional foi "um erro". "Nós não perdemos, tivemos uma grande derrota", disse.

O ex-primeiro-ministro de Itália, Matteo Renzi, admitiu este domingo que errou ao ter politizado o referendo de 4 de dezembro sobre a reforma constitucional, em que o “não” saiu vencedor com 59,5 por cento dos votos. “Nós não perdemos, tivemos uma grande derrota”, disse Renzi, de 41 anos, durante a assembleia-geral do Partido Democrata (centro-esquerda), a primeira que dirige após ter apresentado a sua demissão do cargo de primeiro-ministro na sequência dos resultados do referendo.

“Cometi um erro ao ter politizado o referendo: não consegui antecipar aquilo que aconteceu, estava errado”, reconheceu o ex-chefe do Governo italiano, que era defensor da reforma constitucional e que formalizou a sua demissão a 7 de dezembro. Durante a intervenção, Renzi salientou que a derrota das forças defensoras do referendo constitucional passou sobretudo pelo eleitorado jovem, em particular na faixa etária entre os 30 e os 40 anos.

“Perdemos em casa e isso dói”, prosseguiu o político, sublinhando ainda que a Internet também teve peso na derrota da reforma constitucional. “Deixámos a internet para aqueles que, neste momento, são vistos pelo mundo como difusores de mensagens”, afirmou Renzi, numa referência clara ao Movimento Cinco Estrelas (M5S, populista), que tem vindo a ameaçar o Partido Democrata nas intenções de voto e que reclama a realização de eleições antecipadas depois da vitória do “não” no referendo. O M5S e o seu líder, Beppe Grillo, são particularmente ativos na internet, um meio que utilizaram amplamente para liderar uma feroz campanha contra a reforma constitucional defendida por Renzi.

Paolo Gentiloni, que assumia a pasta dos Negócios Estrangeiros no Governo de Renzi, foi o nome escolhido para assegurar a liderança do executivo italiano. Gentiloni, de 62 anos, tem pouco mais de um ano de mandato, dado que a atual legislatura termina no primeiro trimestre de 2018, contudo, tem vindo a aumentar de todos os lados a pressão a favor de eleições antecipadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Matteo Renzi diz que politizar o referendo foi “um erro”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião