BCE recusa dar mais tempo ao Monte dei Paschi

  • Margarida Peixoto
  • 9 Dezembro 2016

A supervisão do BCE recusou dar mais tempo ao italiano Monte dei Paschi para se recapitalizar. A rejeição do pedido apresentado pela Itália está a ser avançada pela Reuters e Bloomberg.

O braço de supervisão do Banco Central Europeu recusou dar mais tempo ao Monte dei Paschi para concluir o seu processo de recapitalização, noticiam a Reuters e a Bloomberg. A rejeição abre a porta a um resgate do terceiro maior banco de Itália já este fim de semana, avança uma fonte próxima do processo, à Reuters. Ambas as agências avisam para o risco de perdas para acionistas e obrigacionistas.

A gestão do Monte dei Paschi tinha pedido um alargamento do prazo para completar a recapitalização, na ordem dos cinco mil milhões de euros, até 20 de janeiro (em vez de terminar já no final do ano) “devido a alterações no contexto de referência”, conforme frisou o comunicado do banco, na quarta-feira.

Com a instabilidade política em Itália, decorrente da vitória do ‘Não’ no referendo às alterações constitucionais e a consequente demissão de Matteo Renzi, o banco terá maiores dificuldades para implementar o seu plano tripartido para o aumento de capital. A Reuters adianta, aliás, que os acionistas estarão já prontos para culpar o BCE de eventuais perdas que resultem para acionistas e obrigacionistas, na sequência de um resgate. É que as novas regras europeias para resgatar os bancos impõem perdas para alguns tipos de obrigacionistas.

Na sequência da decisão do Mecanismo Único de Supervisão, do BCE, os principais banqueiros envolvidos no processo do Monte dei Paschi — incluindo JP Morgan, Mediobanca e o presidente executivo do banco, Marco Morelli — têm um encontro marcado com o Tesouro italiano para afinar os últimos detalhes do resgate estatal, adianta ainda a Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE recusa dar mais tempo ao Monte dei Paschi

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião