Galp compra 20% de três blocos em São Tomé

  • Lusa
  • 16 Dezembro 2016

A petrolífera portuguesa ficou com 20% dos direitos em três blocos petrolíferos da Zona Económica Exclusiva (ZEE) de São Tomé.

A petrolífera americana Kosmos Energy transferiu para a empresa portuguesa Galp 20% dos seus direitos em três blocos petrolíferos da Zona Económica Exclusiva (ZEE) de São Tomé, indica a Agência Nacional de Petróleo são-tomense (ANP).

De acordo com uma informação da APN a que a Lusa teve hoje acesso, trata-se dos “direitos e obrigações emergentes dos contratos de partilha de produção nos blocos 5, 11 e 12 da ZEE” são-tomense, tendo o acordo entre a Kosmos e a Galp tido a “aprovação da Agência Nacional de Petróleo em representação do Governo da República de São Tomé e Príncipe”.

O documento refere que, com este acordo, no bloco 5 a operadora norte americana passa a dispor de apenas 45% dos interesses participativos, a Equator Exploration e a Galp ficam com 20% cada e o Estado são-tomense 15%.

No bloco 11, a Kosmos Energy passa a ter 65%, a Galp 20% e o Estado de São Tomé e Príncipe 15%. Já no bloco 12, a Kosmos Energy fica com 45%, a Equator Exploration com 25,5%, a Galp com 20% e o Estado são-tomense 12,5%.

A APN recorda ainda que a Galp Energia, a Kosmos Energy e o Estado são-tomense já partilham os interesses participativos no bloco 6 da ZEE, detendo a Galp 45%, a Kosmos também 45% e São Tomé os restantes 10% daquele bloco.

Já em outubro, a Galp tinha informado em comunicado que tinha chegado a acordo com a Kosmos Energy para a aquisição de uma participação de 20% nos blocos 5, 11 e 12, no ‘offshore’ de São Tomé e Príncipe, uma operação com que a Galp reforça a sua presença naquele país africano.

A Galp indicou que “a transação deverá estar concluída até ao final do ano”, o que agora se confirma.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp compra 20% de três blocos em São Tomé

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião