Brexit. Sair da União Europeia, entrar no dicionário Oxford

  • Ana Luísa Alves
  • 15 Dezembro 2016

O fenómeno do Brexit chegou ao dicionário. Esta é uma das palavras do ano e vai passar a constar no mais conhecido dicionário de língua inglesa ainda este ano, o Oxford.

É oficial. A palavra “Brexit” vai constar nos dicionários Oxford. O significado vai ser: “(a proposta) de saída do Reino Unido da União Europeia, e o processo político associado”.

O mais conhecido, e usado, dicionário da língua inglesa vai incluir o “Brexit” pela primeira vez ainda este ano. Segundo o comunicado da organização do Oxford English Dictionary, a palavra vem preencher um “espaço vazio” na língua inglesa e reflete o crescimento e a importância crescente do fenómeno desde o verão.

Fiona McPherson, editora no dicionário, disse que a palavra rapidamente se tornou hábito em muitos jornais desde que foi escrita num blog em 2012 por Peter Wilding, diretor de um think tank da União Europeia.

Wilding disse antes do anúncio feito esta manhã, que apenas este ano se apercebeu de ter “criado” a palavra depois de ter visto que alguém lhe deu crédito no Twitter por tal. Disse ainda que a inspiração para o termo teve origem no “Grexit”, que se refere à possível saída da Grécia da Zona Euro e também foi incluída na última atualização do dicionário.

“Uma palavra significa o que significa devido ao uso que as pessoas lhe dão”, disse Fiona ao Wall Street Journal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit. Sair da União Europeia, entrar no dicionário Oxford

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião