FBI reabre investigação. Clinton quer saber porquê

  • Rita Atalaia
  • 29 Outubro 2016

Clinton quer que o FBI explique rapidamente a decisão de reabrir uma investigação aos e-mails da candidata democrata. O FBI justificou-se com “a existência de e-mails que parecem ser pertinentes".

Hillary Clinton quer que o FBI explique imediatamente os motivos que o levaram a reabrir uma investigação sobre os e-mails da candidata democrata às presidenciais norte-americanas. Em causa estão os e-mails com informação confidencial enviados pela democrata através do seu e-mail pessoal, durante o seu mandato como Secretária de Estado.

“Os americanos merecem conhecer todos os factos”, diz a candidata, citada pela Bloomberg, horas depois de tomar conhecimento da carta oficial enviada pela agência ao Congresso. Nesta carta pode ler-se que estes surgiram “em conexão com um caso não relacionado” e que ainda não sabe se o material é significativo ou não, mas que “é importante atualizar os comités acerca dos nossos esforços”. Esta carta foi divulgada em primeira mão pela NBC News.

“Se vão estar a enviar este tipo de carta que vai apenas para deputados republicanos, [o FBI] precisa de partilhar quais são os factos que têm com os cidadãos americanos”, diz Hillary Clinton.

O New York Times avançou que os e-mails em questão foram encontrados nos dispositivos móveis de Huma Abedin, uma ajudante de Clinton, e do seu marido Anthony Weiner, deputado democrata. Estes foram apreendidos no seguimento da investigação a Weiner, que enviou fotografias sexualmente sugestivas a várias mulheres através de mensagens escritas e Twitter. Ainda não se sabe o desfecho deste caso, mas já é claro que as próximas semanas se avizinham atribuladas dos dois candidatos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FBI reabre investigação. Clinton quer saber porquê

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião