Wang Jianlin alarga império. Magnata está atrás da produtora dos Globos de Ouro

Operação deverá rondar os mil milhões de dólares, mas ainda não é dada como certa.

Wang Jianlin já investiu um pouco por todo o lado. Começou a dar nas vistas em 2013, quando pagou mais de dois mil milhões de euros pela AMC Theatres, segunda maior cadeia de salas de cinema nos EUA. Investiu outros três mil milhões para construir o maior parque de diversões da Europa e até já chegou a Portugal, com a compra dos UCI Cinemas. Agora, tem um novo alvo: os Globos de Ouro.

O dono do conglomerado chinês Dalian Wanda Group está a negociar a compra da Dick Clark Productions, produtora de eventos televisivos que detém os Golden Globe Awards e os American Music Awards. Segundo a Reuters, que cita fonte ligada ao processo, o magnata propõe pagar mil milhões de dólares (à volta de 890 milhões de euros) pela produtora, mas a operação ainda não é dada como certa.

Ainda assim, a produtora norte-americana já admitiu estar em conversações com o grupo chinês. “A Dick Clark Productions e a Wanda Culture Industry Group acordaram entrar em negociações exclusivas com o objetivo de concretizar uma transação satisfatória para ambas as partes”, refere, em comunicado, um porta-voz da Eldrige Industries, dona da Dick Clark Productions.

Para o conglomerado chinês, o objetivo é diversificar a oferta — o Dalian Wanda Group atua em setores que vão desde o imobiliário ao entretenimento — e reforçar a presença na área do cinema e entretenimento.

As negociações com a Dick Clark Productions surgem depois de Jianlin ter falhado a compra da gigante Paramount Pictures, um dos maiores estúdios de Hollywood. O grupo Wanda estava a negociar a compra de 49% da produtora de Titanic, numa operação que avaliava a Paramount entre 7 e 9 mil milhões de euros.

A operação falhada não travou Jianlin, que mantém a intenção de comprar, pelo menos, um grande estúdio norte-americano, apontando para os “seis grandes” de Hollywood. Este mês, já anunciou uma parceria com a Sony Pictures, para colaborar em projetos cinematográficos. Já em agosto, Wang Jianlin tinha dito à Reuters que espera fechar, ainda este ano, negócios no valor de dois mil milhões de dólares nos Estados Unidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wang Jianlin alarga império. Magnata está atrás da produtora dos Globos de Ouro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião