Lisboa pintada de verde segue sentimento positivo na Europa

O sentimento positivo é sentido na maioria das cotadas, com o BCP a impulsionar o desempenho da bolsa portuguesa. Também pela Europa se sente o ambiente positivo.

Lisboa abriu a primeira sessão da semana pintada de verde. O sentimento positivo é sentido na maioria das cotadas, com o BCP a impulsionar o desempenho da bolsa portuguesa. Também pela Europa se sente o ambiente positivo, depois de os líderes da União Europeia aprovarem o acordo do Brexit, e de Itália indicar abertura para diálogo.

O PSI-20 abre a sessão a subir 0,65% para os 4.831,64 pontos, com a maioria das cotadas a subir e apenas duas a descer, a EDP Renováveis e a Sonae Capital. A empresa liderada por Manso Neto cai 0,93% para os 7,46 euros.

A liderar os ganhos encontra-se o BCP, que sobe 2,29% para os 0,24 euros, depois de o presidente angolano João Lourenço assegurar neste sábado, em visita a Portugal, que a Sonangol se vai manter no capital do banco português.

O setor papeleiro também se destaca neste arranque, com a Navigator a somar 1,21% para os 3,68 euros, e a Altri a subir 1,06% para os 6,67 euros. Também a Semapa, a holding do grupo que controla a Navigator, avança 2,27%.

Em terreno verde destaque ainda para a Mota-Engil, que valoriza 1,97% para os 1,55 euros, no dia em que são conhecidos os resultados da emissão de obrigações da empresa. A operação, dirigida ao público em geral, “integra o reforço da estratégia de diversificação das formas de financiamento da empresa”, disse no início do mês a construtora.

O sentimento positivo também é sentido na generalidade das praças europeias. O desafio italiano pode estar a chegar a uma solução, com o primeiro-ministro italiano a indicar que está confiante de que o diálogo com Bruxelas vai evitar sanções contra o país por razões orçamentais. O Stoxx 600, índice que agrega as principais cotadas do Velho Continente, abriu a sessão a subir 0,7%. Também a bolsa inglesa celebra depois dos líderes dos 27 Estados-membros da União Europeia aprovarem por unanimidade o acordo histórico do Brexit, e arranca com o FTSE 100 a somar 0,9%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa pintada de verde segue sentimento positivo na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião