Recibos verdes. Já pode simular quanto vai descontar

A Ordem dos Contabilistas Certificados disponibiliza desde o dia 26 um simulador que calcula os descontos para a Segurança Social dos trabalhadores independentes.

Boas notícias para quem trabalha a recibos verdes: já é possível simular quanto terá de descontar para a Segurança Social. Através de um simulador disponibilizado no site da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), os trabalhadores independentes poderão calcular a base de incidência contributiva para a Segurança Social, segundo o novo regime, que entrará em vigor em janeiro de 2019.

Com o novo regime contributivo, a taxa de descontos para a Segurança Social baixa de 29,6%, para 21,4%, sendo aplicada sobre 70% do rendimento médio dos últimos três meses. E os trabalhadores podem ajustar o seu rendimento até 25% para cima ou para baixo, tendo em consideração aquilo que receberam.

Passa ainda a existir uma contribuição mensal mínima de 20 euros, para garantir a estabilidade da carreira contributiva para efeitos de pensão futura ou outras prestações sociais (subsídio de desemprego ou por doença).

Segundo o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, são cerca de 300 mil os trabalhadores independentes que serão abrangidos pelo novo regime contributivo.

Segundo nota do site da Ordem dos Contabilistas, esta ferramenta será de “grande valia, tanto para contabilistas certificados, como para o público em geral”. Os trabalhadores a recibos verdes poderão ainda encontrar algumas explicações e exemplos práticos sobre como usar o simulador.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Recibos verdes. Já pode simular quanto vai descontar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião