Onde estão os vistos gold? Lisboa, Cascais e Sintra concentram 90%

  • ECO
  • 7 Setembro 2018

Lisboa, Cascais e Sintra foram os concelhos mais escolhidos por residentes com vistos "dourados". Não se encontram concelhos do interior entre os locais eleitos.

Os vistos gold podem mudar. O Governo está a estudar alterações ao regime de autorizações de residência para atividade de investimento, que se concentram maioritariamente na zona da Grande Lisboa.

Nove em cada dez novos residentes foram para os concelhos de Lisboa, Cascais e Sintra, e a capital representa dois terços do total de autorizações concedidas, entre 2013 e junho de 2018, segundo escreve o Observador (acesso livre).

A seguir a Lisboa, o concelho de Cascais foi o segundo mais escolhido a nível nacional, com 737 residentes com vistos dourados. Sintra, Oeiras e Loures ocupam os lugares seguintes na lista. Já o Porto contabiliza 37 vistos para residência, e não se encontram concelhos do interior entre os escolhidos.

Esta informação foi conhecida numa resposta do gabinete do ministro da Administração Interna (MAI), Eduardo Cabrita, a um requerimento apresentado por José Manuel Pureza, deputado do Bloco de Esquerda.

Dados do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) revelam que a larga maioria dos vistos gold é atribuído em resultado do investimento no mercado imobiliário.

Os números deste ano indicam que houve 1.328 autorizações de residência para reagrupamento familiar e a renovação de 2.908 títulos de residência. Só foram dadas 726 autorizações de residência para investimento este ano, mas no primeiro semestre foram concedidas apenas 10 vistos por criação de postos de trabalho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Onde estão os vistos gold? Lisboa, Cascais e Sintra concentram 90%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião