Qual é o país com mais dívida do mundo?

Portugal é um dos países com a maior dívida pública do mundo. Mas há quem esteja bem mais endividado do que a República portuguesa.

Portugal terminou o ano de 2017 com uma dívida pública correspondente a mais de 125% do Produto Interno Bruto (PIB), o que coloca o país entre os mais endividados do mundo. Mas há países bem mais endividados que a República portuguesa e um deles destaca-se com uma dívida pública equivalente a mais de 236% da sua riqueza. Quem será?

Em primeiro lugar, vale a pena explicar por que se dispensou o indicador do valor bruto da dívida. Por exemplo, a dívida pública portuguesa era de 242,6 mil milhões de euros em termos brutos no final do ano passado, um valor manifestamente reduzido face à dívida pública alemã, que era de 2.092,6 mil milhões de euros no mesmo período. Mas há um grande pormenor que se deve ter em conta nesta análise: a força e dimensão das duas economias.

Enquanto o PIB português vale 190 mil milhões de euros (é mais ou menos isto que a economia nacional produz num ano), o PIB alemão vale mais de 3.200 mil milhões de euros e estes números dão um enquadramento mais real sobre o peso do endividamento público de cada país, nomeadamente sobre a sua sustentabilidade (ou insustentabilidade).

Assim, analisando a dívida pública em termos daquilo que é a capacidade de produção de riqueza de um país, temos um retrato bem diferente daquele que nos é dado através dos valores brutos: em termos relativos, Portugal apresentava um rácio de 125,7% do PIB a 31 de dezembro de 2017, sensivelmente o dobro do rácio registado na Alemanha (64,1% do PIB).

A República portuguesa chegou ao final do ano passado com a décima maior dívida pública do mundo, segundo os dados mais recentes do Fundo Monetário Internacional (FMI). Outros dois membros da Zona Euro estavam numa posição mais delicada do que Portugal neste ranking: a Itália (131,5%) e a Grécia (181,9%). Assim como países com economias mais frágeis, como o Sudão (126%), a Eritreia (131,2%) ou o Líbano (152,8%). Mas é uma das economias mais desenvolvidas do mundo que detém a maior dívida pública do mundo: o Japão.

Quais os países mais endividados?

Fonte: FMI

Em dezembro do ano passado, o Japão detinha uma dívida equivalente a 236,4% do seu PIB. Isto é, a economia nipónica precisa de mais de dois anos para produzir riqueza suficiente para pagar a sua dívida pública.

Em termos brutos, o endividamento público japonês ascendia a aproximadamente 1.000.000.000.000.000 ienes. São mil biliões de ienes. Na nossa moeda, são quase oito biliões de euros.

Quanto custa produzir uma bola de Berlim? Os portugueses bebem muita cerveja? Quanto ganha um motorista da Uber? E um presidente de junta? A quem é que Portugal deve mais dinheiro? 31 dias e 31 perguntas. Durante o verão, o ECO preparou a “Sabia que…”, uma rubrica diária para dar 31 respostas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Qual é o país com mais dívida do mundo?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião