Musk diz que Arábia Saudita está interessada em financiar saída de bolsa da Tesla

Elon Musk usou o próprio site da Tesla para revelar que os sauditas estão, há muito, interessados em financiar a operação de retirada de bolsa da fabricante automóvel.

Pouco menos de uma semana depois de ter feito as redes sociais e os mercados tremerem com o anúncio de que está a ponderar retirar de bolsa a Tesla, Elon Musk veio dar explicações: “Acredito que [tal decisão] poderá ser boa para os acionistas e permitir-nos-á prosseguir na nossa missão de acelerar a transição para a energia sustentável”, escreveu o presidente executivo da fabricante de automóveis elétricos, no site da empresa. Segundo o empreendedor, há muito que o fundo soberano da Arábia Saudita tem interesse em financiar essa operação.

Na terça-feira, Elon Musk surpreedeu os investidores com um tweet, no qual anunciou a intenção de tirar a Tesla de bolsa com um prémio de 22,8%. Na mesma rede social, o sul-africano acabou por revelar ainda que o financiamento já estava garantido, caso se decidisse a favor dessa opção.

Esta segunda-feira, quase uma semana depois dessas curtas mensagens, o empreendedor veio esclarecer o assunto, adiantando que os sauditas têm revelado interesse em apoiar uma operação de saída de bolsa da Tesla, desde 2017. Isto porque a Arábia Saudita reconhece a necessidade de “diversificar [as fontes energéticas] para lá do petróleo”, explica o CEO. “Obviamente, o fundo soberano saudita tem mais do que capital suficiente para executar tal transação”, faz ainda questão de acrescentar.

Na nota deixada no site da Tesla, Elon Musk avança também que, já depois do tweet em causa, os responsáveis sauditas pediram detalhes adicionais sobre a operação –– nomeadamente em termos de regulação — reiterando o seu interesse em apoiar financeiramente a transação.

Apesar deste forte apoio demonstrado pela Arábia Saudita, o líder executivo da Tesla salienta que está também em conversações com outros investidores.

Recorde-se que, na sequência do anúncio de Elon Musk no Twitter, a administração da empresa pediu detalhes sobre a proposta, nomeadamente no que diz respeito ao financiamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Musk diz que Arábia Saudita está interessada em financiar saída de bolsa da Tesla

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião