OPA chinesa à EDP acelera mercado de fusões e aquisições para melhor semestre desde 2011

Oferta chinesa sobre a EDP mexeu com o mercado nacional de fusões e aquisições no primeiro semestre do ano. Foi mesmo o melhor semestre desde 2011.

A oferta pública de aquisição (OPA) da China Three Gorges sobre a EDP acelerou o mercado de fusões e aquisições (M&A, na sigla inglesa) em Portugal no primeiro semestre do ano, quase duplicando o montante transacionado no mesmo período do ano passado. Foi mesmo o melhor semestre desde 2011.

Segundo dados da Transactional Track Record, o mercado de M&A de Portugal movimentou 13,9 mil milhões entre janeiro a junho, refletindo um aumento de 95% face ao mesmo período do ano passado. “O resultado positivo pode ser atribuído em boa parte à OPA lançada pela China Three Gores sobre a EDP, avaliada em 9,1 mil milhões de euros”, justifica a TTR.

O grupo chinês avançou para a compra da elétrica nacional em maio, oferecendo uma contrapartida de 3,26 euros por cada ação, ao mesmo tempo que ofereceu 7,33 euros por cada títulos da EDP Renováveis. Atualmente, a China Three Gorges detém mais de 23% do capital da EDP.

Trata-se do semestre mais movimentado em Portugal desde a segunda metade do ano de 2011, já após Portugal ter pedido assistência financeira internacional. Foi nesse período que a Galp anunciou a venda a Petrogal Brasil à chinesa Sinopec por 3,6 mil milhões de euros e que o Estado português alienou à China Three Gorges uma posição na EDP avaliada em 2,7 mil milhões de euros. Ao todo, o mercado de M&A movimentou mais de 15 mil milhões de euros entre julho e dezembro de 2011.

M&A português vive melhor semestre desde 2011

Fonte: TTR

Apesar do disparo em termos de volume de M&A no arranque de 2018, a primeira metade do ano registou menos operações. Foram mapeadas pela TTR 150 transações desde o início do ano, representando uma queda de quase 13% face ao primeiro trimestre de 2017.

Mais uma vez, foi o segmento do imobiliário o mais ativo, liderando os movimentos transacionais no país em 2018 — registou 33 operações desde janeiro até junho. Há sobretudo dois negócios imobiliários que marcam 2018 até ao momento: a compra de vários centros comerciais pela Ceetrus Portugal (da Auchan Holding) numa transação avaliada em 450 milhões de euros; e o negócio em torno do Lagoas Park, que foi recentemente vendido pela construtora Teixeira Duarte ao fundo Kildare por 375 milhões de euros.

Outro setor em destaque foi o tecnológico. Este segmento obteve um crescimento de 47%, indica a TTR. Foram 25 as operações realizadas este ano, havendo um protagonista: a Outsystems.

A tecnológica portuguesa de low code realizou no mês passado mais uma ronda de financiamento, através da qual levantou 310 milhões de euros do fundo de private equity KKR e do banco Goldman Sachs. Esta operação trouxe o estatuto de unicórnio à Outsystems: já vale mais de mil milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OPA chinesa à EDP acelera mercado de fusões e aquisições para melhor semestre desde 2011

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião