BE: “Fiscalizar os vistos gold é colocar um penso rápido”

  • ECO
  • 14 Junho 2018

José Manuel Pureza, deputado do BE, reiterou as razões para a eliminação dos vistos gold, considerando ser uma fonte de corrupção e de branqueamento de capitais, em que a fiscalização não basta.

O Bloco de Esquerda (BE) está contra a atribuição de vistos gold e decidiu avançar com uma proposta no sentido da eliminação desta figura jurídica avançou o Diário de Notícias nesta quinta-feira. José Manuel Pureza, deputado do BE, reiterou as razões que justificam a eliminação dos vistos gold, considerando ser uma fonte de corrupção e de branqueamento de capitais, em que a fiscalização não basta para travar. “Fiscalizar é colocar um penso rápido”, acredita o responsável.

Em declarações à RTP, já após conhecida a intenção de o BE apresentar possivelmente ainda nesta quinta-feira um projeto de lei com vista à eliminação dos vistos gold, José Manuel Pureza considerou essa figura como “uma fonte de compra de autorizações de residência”, considerando que os partidos têm agora de fazer uma “escolha de, se querem dar continuidade a essa situações ou se a querem eliminar”.

Confrontado com a questão se, em vez de acabar com os vistos gold não seria preferível fiscalizar mais, o deputado do BE salientou que tal não seria suficiente para travar a “articulação perversa entre vistos gold e corrupção económica”.

Fiscalizar é colocar uma espécie de penso rápido numa situação de enorme gravidade”, acrescentando que essa solução “não vai acabar com a situação” dos vistos gold.

Nas declarações prestadas nesta quinta-feira ao Diário de Notícias, José Manuel Pureza, explicava que em mais de 5.700 pedidos de vistos gold, apenas nove foram para a criação de emprego. De acordo com os números relativos aos meses de fevereiro e março, dos 5.717 pedidos, 5.553 foram para investimento imobiliário. “Em maio deste ano foram atribuídos 120 vistos, sendo 114 por via da aquisição de imóveis”, lê-se no projeto de lei.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BE: “Fiscalizar os vistos gold é colocar um penso rápido”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião