Hoje nas notícias: OPA à EDP, Sines e incêndios

  • ECO
  • 18 Maio 2018

O Governo fez uma alteração à lei no verão passado que facilitou a oferta pública de aquisição da China Three Gorges à EDP. Esta e outras notícias estão em destaque.

A OPA da China Three Gorges à EDP continua a marcar a atualidade. O Governo fez uma alteração à lei que facilitou esta operação, na qual a EDP deverá exigir um prémio de controlo entre 20% e 30%. Numa altura em que se aborda novamente o tema dos incêndios, a limpeza voltou a falhar em municípios considerados de alto risco. Em Sines, o novo terminal prevê a criação de mil empregos, mas, em troca, deixará de ser possível surfar na praia de São Torpes.

Governo fez alteração à lei que facilita OPA chinesa sobre a EDP

A mudança que o Executivo fez ao Código dos Valores Mobiliários no verão passado vai facilitar a Oferta Pública de Aquisição (OPA) da China Three Gorges sobre a EDP. Esta alteração legislativa feita no âmbito do Programa Capitalizar, que tinha como um dos responsáveis o ministro-adjunto Pedro Siza Vieira, terá causado mal-estar dentro do Ministério das Finanças e da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Leia a notícia no Público (acesso condicionado)

EDP vai defender prémio de controlo de 20% a 30% na OPA

Os acionistas da EDP estão a pressionar para que a China Three Gorges aumente o preço oferecido pelas ações da elétrica. Esta pressão vai levar a administração liderada por António Mexia a defender a subida da oferta para entre 3,60 e 3,90 euros por título. A EDP vai pronunciar-se sobre a OPA dos chineses até 8 de junho. Leia a notícia no Jornal Económico (acesso pago)

Novo terminal em Sines acaba com surf em São Torpes e cria mil empregos

O novo terminal de Sines terá como consequência a degradação das condições de agitação para a prática de surf na praia de São Torpes. Esta é uma das conclusões do Estudo de Impacte Ambiental do projeto que está em consulta pública até 19 de junho. Mas também há um impacto positivo, nomeadamente a criação de cerca de mil novos postos de trabalho e dinamização da economia nacional. Leia a notícia no Jornal de Negócios (acesso pago)

Venda de tabaco aumenta apesar das imagens chocantes

Foi em maio de 2016 que os os maços de tabaco passaram a ter imagens chocantes nas embalagens, numa tentativa de diminuir o consumo. Contudo, dados mostram que a venda continua a subir apesar destas imagens. Isto depois de se ter verificado uma queda ao longo do ano passado. A receita fiscal também cresceu 25%. Leia a notícia no Jornal de Notícias (acesso pago)

 

 

Limpeza volta a falhar em municípios de alto risco

Só 13 dos 189 concelhos com alto risco de incêndio garantem limpeza de terrenos. Arronches e Óbidos são os únicos que esperam cumprir o prazo de dia 31, tantos nos terrenos públicos como nos privados. Leia a notícia no Diário de Notícias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: OPA à EDP, Sines e incêndios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião