EDP já cai 2,56% com maus resultados. PSI-20 resiste com força do BCP e da Galp

  • Marta Santos Silva
  • 11 Maio 2018

A bolsa lisboeta abriu a subir com a Galp reforçada pelos preços do petróleo e com a força adicional do BCP, da Mota Engil e da Jerónimo Martins. Após maus resultados, a EDP afunda.

O PSI-20 começou o último dia da semana no verde, em parte graças à Galp, que continua com o vento nas asas devido à subida continuada dos preços do petróleo nas últimas semanas. Este desempenho parece para já imune à queda superior a 2% da EDP que ontem apresentou uma quebra de 23% do lucro, uma penalização face à queda da receita proveniente dos CMEC.

O índice de referência nacional subia 0,4% à hora de abertura, impulsionado pelos ganhos de mais de 1,6% da Mota Engil e superiores a 1,3% da Galp, que continua em máximos de dez anos graças à valorização do petróleo. A Jerónimo Martins também se mantinha a subir 0,37% para os 13,5 euros.

Quem não era apanhada por esta maré de subidas era a EDP, que se arrastava à hora de abertura no fundo da tabela a perder mais de 2%. Às 8:45 a EDP já desvalorizava 2,59%, para ficar nos 3 euros. A empresa de António Mexia apresentou na quinta-feira uma quebra de 23% nos lucros, devido ao ajustamento do regulador do setor energético, a ERSE, que levou a menos receitas com os Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual, os chamados CMEC. Também os CTT continuam a sua vaga de perdas após a apresentação de maus resultados nesta época.

A NOS e a Navigator também apresentaram resultados ontem, e veem agora os resultados disso. A NOS é quem mais ganha no PSI-20, a subir 2,21% pouco depois da hora de abertura para chegar aos 4,99 euros, após ter apresentado um crescimento de receitas de 0,37%. Já a maior receita com os pellets do lado da papeleira Navigator resultava em ganhos de 0,48% para os 4,98 euros.

Na Europa, o índice Stoxx 600 também estava positivo, a ganhar 0,06% para os 8.989,6 pontos, graças às principais praças de Londres a Madrid, que ganhavam força esta manhã.

O petróleo começa a corrigir um pouco os ganhos, embora mantendo-se com um preço alto comparativamente com o seu histórico recente. Em Londres, o barril de Brent negociava a perder 0,32% para os 77,22 dólares, enquanto o crude WTI em Nova Iorque caía 0,18% para os 71,26 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP já cai 2,56% com maus resultados. PSI-20 resiste com força do BCP e da Galp

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião