Quase 60% do IRC liquidado vem apenas de 0,4% das empresas

Em 2016 foram liquidados 4,3 mil milhões de euros em IRC. Empresas com volume de negócios acima de 25 milhões de euros representaram a grande fatia do IRC liquidado, mostram dados das Finanças.

As empresas de maior dimensão foram responsáveis por uma grande fatia do IRC liquidado em 2016, apesar de constituírem uma proporção reduzida do número total. As estatísticas do IRC divulgadas nesta terça-feira no Portal das Finanças mostram que as empresas com mais de 25 milhões de euros em volume de negócios contribuíram com quase 60% do total de mais de quatro mil milhões de euros do IRC liquidado.

“No que se refere à repartição do IRC liquidado por escalões de volume de negócios, verifica-se que os sujeitos passivos cujo volume de negócios é superior a 25 milhões de euros representam apenas 0,4% do total de sujeitos passivos, sendo, no entanto, responsáveis por 57,3% do IRC Liquidado em 2016″, diz a Autoridade Tributária numa nota prévia ao dossiê estatístico de IRC relativo ao período de 2014-2016.

Em termos específicos, em 2016, foram liquidados 4.333 milhões de euros em IRC, sendo que 2.432 milhões disseram respeito a empresas com volume de negócios superior a 25 milhões de euros.

Fonte: AT

Já do lado oposto, as empresas com volume de negócios inferior a um milhão de euros, apesar de representarem o grosso dos sujeitos passivos — 93% — foram responsáveis por cerca de 16,5% do IRC liquidado, revelam ainda as estatísticas do Fisco. Às empresas que cabem nesse segmento a liquidação deste imposto ascendeu a 716 milhões de euros.

Entre os dados revelados pelo Fisco destaque ainda o rumo distinto da tributação entre as empresas mais pequenas e as de maior dimensão: no primeiro caso ocorreu uma quebra enquanto no segundo houve um agravamento. Em 2016, as taxas de tributação efetiva das Micro, Pequenas e Médias Empresas reduziram-se em termos globais, apresentando variações nos vários escalões de valores entre 1,32 pontos percentuais e um máximo de 0,57 pontos percentuais. Já as taxas de tributação efetiva das grandes e das muito grandes empresas houve aumentos de dois pontos percentuais e 1,4 pontos percentuais, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quase 60% do IRC liquidado vem apenas de 0,4% das empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião