Presidente da Comunidade de Madrid apresenta demissão após sucessão de escândalos

  • ECO e Lusa
  • 25 Abril 2018

Cristina Cifuentes acabou por renunciar ao cargo de presidente da Comunidade de Madrid após mais de um mês de pressão pública. Vídeo com roubo num supermercado foi a gota de água.

Não foi o mestrado e as irregularidades em torno do mesmo que derrubaram a presidente da Comunidade de Madrid. Mas sim um vídeo que mostra Cristina Cifuentes num supermercado a ser revistada pela segurança depois de ter alegadamente roubado dois cremes antirrugas. O episódio data de 2011, mas as consequências foram sentidas em pleno esta quarta-feira. Cifuentes apresentou, finalmente, a demissão.

Cristina Cifuentes, apresentou a demissão do cargo de presidente da Comunidade de Madrid.D.R. 25 Abril, 2018

“Toda a minha ação, toda a minha vida foi posta em causa”, afirmou Cifuentes, de 54 anos, declarando-se vítima de um “linchamento”, depois da difusão do vídeo. Cifuentes justifica que o incidente se deveu a “um erro involuntário” reparado imediatamente.

Numa conferência de imprensa, Cifuentes alegou que tomou esta decisão para evitar que “a esquerda radical” governe na região de Madrid e “ponha em risco” a gestão feita pelo Partido Popular (PP), a que pertence, nos seus três anos de legislatura. A dirigente popular não adiantou, contudo, se também renuncia ao seu cargo no partido, em que era vista como possível sucessora do atual presidente do Governo de Espanha, Mariano Rajoy.

Cifuentes estava sob ameaça de uma moção de censura da esquerda, que tinha todas as hipóteses de ter sucesso, porque o partido Ciudadanos (centro-direita) anunciou que lhe retirava o apoio indispensável para que a direita governe nesta região, onde tinha uma minoria de 48 eleitos em 151.

A polémica à volta de Cifuentes começou quando o ‘site’ de notícias eldiario.es noticiou que a presidente da região de Madrid tinha obtido um mestrado na universidade pública Rei Juan Carlos graças à falsificação de duas notas. As acusações foram subindo de tom, tendo um outro meio de comunicação social, El Confidencial, avançado com a existência de duas assinaturas falsas num documento apresentado por Cifuentes para provar que o diploma era verdadeiro.

A 17 de abril, a presidente da Comunidade de Madrid já anunciara renunciar ao seu mestrado universitário, apesar de ter assegurado ter cumprido todo o processo burocrático que lhe foi pedido, assim como o estipulado na lei.

Cifuentes compareceu na semana passada no parlamento regional para se defender, tendo assegurado que “nem currículo nem notas tinham sido falsificadas”, mas não apresentou o trabalho de fim de mestrado, que teria perdido durante uma mudança.

O Ministério Público já tinha iniciado no início de abril um inquérito para investigar se Cristina Cifuentes falsificou o diploma de mestrado universitário. A controvérsia tem lugar um ano antes das eleições regionais de maio de 2019, com os partidos de esquerda, PSOE (socialistas) e Podemos (extrema-esquerda) a quererem afastar o PP da Comunidade Autónoma de Madrid, uma das mais ricas de Espanha e onde se encontra a capital do país.

Cifuentes converteu-se assim no nono presidente autonómico a demitir-se nos últimos 30 anos, depois de envolvido em alguma polémica ou estar envolvido em processos judiciais ou administrativos, cinco deles do PSOE e quatro do PP. Este caso tem lugar um ano depois de a ex-presidente da região de Madrid (Comunidade Autónoma) Esperanza Aguirre, também do PP, ter sido implicada num escândalo de desvio de fundos públicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da Comunidade de Madrid apresenta demissão após sucessão de escândalos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião