Ficou com o cartão do hotel? Não convém… se for um hacker

  • ECO
  • 25 Abril 2018

Dois investigadores finlandeses descobriram que a partir dos cartões usados para se entrar nos quartos de hotel é possível criar uma chave mestra que abre todas as portas do edifício.

Esteve hospedado num hotel e esqueceu-se de devolver o cartão para entrar no quarto? Não há problema… Ou talvez haja. De acordo com um estudo da empresa finlandesa F-Secure, os cartões da Assa Abloy, a maior fabricante destas “chaves”, revelaram fragilidades a nível da segurança. É que é possível criar a partir dos cartões, mesmo os que já não estão válidos, uma chave mestra que permitiria abrir todas as portas do edifício.

Tomi Tuominen e Timo Hirvonen, os dois investigadores da finlandesa F-Secure, aperceberam-se deste problema há um ano. E que avisaram logo a fabricante dos cartões dos hotéis Assa Abloy. “Descobrimos que ao usar qualquer cartão de um hotel é possível criar uma chave mestra que pode abrir todas as portas. Não tem de ser um cartão válido, pode estar expirado”, afirmou Hirvonen numa entrevista à Reuters.

Segundo a Reuters, os investigadores da empresa de segurança F-Secure juntaram-se à Assa Abloy e já resolveram este problema. No entanto, serve como alerta para o setor que deixou que esta falha na segurança dos cartões dos hotéis existisse até agora. Alguns hotéis já atualizaram o sistema, mas Tuominen e Hirvonen garantem que ainda vai demorar algumas semanas até que o problema fique totalmente resolvido.

“Recomendo que os hotéis instalem estas atualizações de software“, aconselha Hirvonen. “Mas penso que não há uma ameaça imediata, uma vez que este tipo de ataque demora algum tempo a desenvolver.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ficou com o cartão do hotel? Não convém… se for um hacker

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião