Cofundador da Apple junta-se ao movimento #deletefacebook

Steve Wozniak mostrou-se contra o modelo de negócio do Facebook, onde o produto são os utilizadores, defendeu. Para o cofundador da Apple, melhor era pagar do próprio bolso pelo uso da rede social.

Steve Wozniak ajudou Steve Jobs a fundar a Apple. Hoje, é uma das empresas mais valiosas em todo o mundo.Wikimedia Commons

O cofundador da Apple, Steve Wozniak, vai apagar a sua página no Facebook, onde conta com um público de mais de 230.000 pessoas. A decisão surge na sequência do escândalo do uso indevido de dados pessoais de 87 milhões de utilizadores da rede social por parte da consultora Cambridge Analytica.

Citado pelo jornal USA Today, Steve Wozniak defendeu que preferia pagar do próprio bolso pelo uso da rede social ao invés de ver os seus dados serem explorados para segmentação de publicidade. “Os utilizadores partilham todos os detalhes das suas vidas com o Facebook e o Facebook faz imenso dinheiro da publicidade com isto. As receitas baseiam-se todas nas informações dos utilizadores, mas estes não recebem lucros de volta”, disse.

A Apple lucra a partir de bons produtos e não a partir de si. Como se costuma dizer, no Facebook, é você o produto.

Steve Wozniak

Cofundador da Apple

Tim Cook, presidente executivo da Apple, também tem vindo a criticar o modelo de negócio do Facebook. Recentemente, disse que a publicidade que segue os utilizadores pela internet fora é “assustadora”. No entanto, Steve Wozniak, antigo parceiro de Steve Jobs, foi mais além: “A Apple lucra a partir de bons produtos e não a partir de si. Como se costuma dizer, no Facebook, é você o produto”, alertou o cofundador da fabricante do iPhone.

À hora de publicação deste artigo, a página de Steve Wozniak permanecia ativa na rede social. Se Steve Wozniak apagar realmente a sua página no Facebook, junta-se a uma série de outras pessoas e marcas que optaram por seguir a mesma via. Entre elas estão as páginas da SpaceX e da Tesla, apagadas pelo multimilionário Elon Musk, e as páginas da revista Playboy, por exemplo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cofundador da Apple junta-se ao movimento #deletefacebook

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião