Blackstone lança OPA à Hispania. Torna-se segundo maior grupo hoteleiro em Espanha

O fundo norte-americano comprou 16,56% do capital da Hispania e lançou uma OPA sobre o restante capital. Com este negócio vai tornar-se o segundo maior grupo hoteleiro de Espanha.

O fundo Blackstone lançou uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a totalidade do capital da cadeia hoteleira Hispania, minutos depois de ter adquirido uma participação de 16,56% nas ações da mesma. De acordo com a imprensa espanhola, a oferta é de 17,45 euros por ação. Com esta aquisição, o fundo norte-americano pretende reforçar (ainda mais) a sua presença no mercado imobiliário de Espanha.

Aquela que é a maior private equity do mundo no setor imobiliário volta às compras. Esta quinta-feira, à CNMV, a CMVM espanhola, anunciou a aquisição, por parte do fundo Blackstone, de 16,56% do capital da cadeia hoteleira Hispania, que detém vários ativos em Espanha, nos quais se incluem 46 unidades hoteleiras. De acordo com o jornal El País (conteúdo em espanhol), o negócio incluiu mais de 18 milhões de ações a 17,45 euros cada, num total de 315,17 milhões de euros.

Mas, minutos depois dessa primeira publicação, avançou com o lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) pela Blackstone sobre a totalidade do capital da Hispania. De acordo com o comunicado, a oferta ascende a 17,45 euros por ação, um valor abaixo do preço de mercado — 18,5 euros. O sucesso da OPA implica ainda a aceitação da operação por parte da autoridade da concorrência espanhola. E que os acionistas aceitem que a Bidco, uma das empresas detidas pelo fundo norte-americano, se torne proprietária de 50% do capital e ainda mais uma ação.

Antes de ser confirmado este negócio, já circulavam em Espanha rumores sobre a sua possibilidade, o que levou a CNMV a suspender as ações da cadeia hoteleira. A suspensão acabou por ser levantada esta quinta-feira e, atualmente, a Hispania está avaliada em cerca de 1,9 mil milhões de euros no mercado. O magnata húngaro George Soros é detentor de 16,6% do capital, sendo que os restantes principais acionistas são investidores institucionais internacionais, entre eles a Fidelity e a BlackRock.

Caso esta OPA seja concluída, o fundo Blackstone — que já é o maior grupo imobiliário em Espanha depois de adquirir uma participação de 51% no negócio imobiliário do Santander –, vai converter-se no segundo maior grupo hoteleiro daquele país, diz o El País. Nos 46 hotéis que a Hispania detém, estão incluídas 13.100 habitações.

Recorde-se que, no ano passado, o fundo norte-americano comprou a cadeia de hotéis HI Partners ao banco Sabadell por um total de 630 milhões de euros. Também no mês passado mostrou intenções de comprar uma participação de 29,5% na cadeia de hotéis NH do grupo HNA — acionistas chineses da TAP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Blackstone lança OPA à Hispania. Torna-se segundo maior grupo hoteleiro em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião