Bancos têm até hoje para enviar ao fisco dados sobre transferências para offshore

  • Lusa
  • 31 Março 2018

São estas as informações que vão servir de base às estatísticas que a Autoridade Tributária divulga até ao final de junho.

Os bancos têm até este sábado para enviar ao fisco o ‘modelo 38’, que contém os dados sobre as transferências financeiras para offshore, que vão servir de base às estatísticas que a Autoridade Tributária divulga até ao final de junho.

Depois de, no ano passado, ter sido divulgado que quase 10 mil milhões de euros foram transferidos para paraísos fiscais entre 2011 e 2014 sem tratamento fiscal, a Autoridade Tributária ficou obrigada a publicar anualmente as estatísticas sobre essas transferências.

Essa publicação deve acontecer três meses depois de os bancos lhe remeterem a informação, através do ‘modelo 38’, envio esse que, até ao ano passado, deveria acontecer até junho.

No entanto, após uma alteração à Lei Geral Tributária, os bancos ficaram obrigados, a partir deste ano, a enviar essa informação até ao final de março, três meses mais cedo do que faziam até aqui.

Assim, a Autoridade Tributária deverá divulgar essa informação até ao final de junho, três meses mais cedo do que o suposto (que era outubro).

Após a ‘fuga’ dos cerca de 10 mil milhões de euros para ‘offshore’ sem tratamento do fisco – um caso que está a ser investigado pelo Ministério Público –, a Autoridade Tributária divulgou que, em 2016, saíram cerca de 8,6 mil milhões de euros para paraísos fiscais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bancos têm até hoje para enviar ao fisco dados sobre transferências para offshore

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião