Trump promove exportações… de drones letais

  • ECO
  • 20 Março 2018

A regulação para a exportação de drones vai ser aliviada para que os fabricantes de drones americanos possam competir com os rivais chineses e israelitas.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, deverá alterar a legislação de forma a facilitar as exportações de drones letais, avança a Reuters. Trump quer que estas armas estejam disponíveis para dezenas de novos aliados. O objetivo é lançar as medidas ainda este mês.

A regulação para a exportação de drones vai ser aliviada para que os fabricantes de drones americanos possam competir com os rivais chineses e israelitas, que estão sujeitos a regras menos restritivas. O secretário da Defesa terá mesmo escrito uma carta a pedir que o Presidente avançasse com estas medidas para evitar perdas nas vendas, relatam fontes da indústria.

A Casa Branca deverá enquadrar esta medida no movimento “Buy American” (comprar americano), quer quer criar emprego e reduzir o défice. Esta é a primeira fase de alterações mais amplas à regulação de exportações de armas.

Os especialistas de Direitos Humanos e controlo de armas alertam, contudo, para o risco de espoletar violência em regiões como o Médio Oriente ou o sul da Ásia. Até agora, os EUA vendiam este tipo de armamento apenas aos aliados mais próximos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump promove exportações… de drones letais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião