May suspende contactos bilaterais com Moscovo. Rússia considera decisão “hostil”

  • Lusa
  • 14 Março 2018

Após ter acusado a Rússia de ser culpada pelo envenenamento de um ex-espião em solo britânico, Reino Unido suspende contactos bilaterais com Moscovo e expulsa diplomatas russos.

A primeira-ministra do Reino Unido anunciou, esta quarta-feira, a “suspensão de contactos bilaterais” com Moscovo e a expulsão de diplomatas russos, após ter acusado a Rússia de ser a “culpada” pelo envenenamento do ex-espião Serguei Skripal em solo britânico. Entretanto, a embaixada russa em Londres já reagiu a essa decisão, classificando-a “hostil”, “inaceitável” e “injustificada”.

Numa intervenção no Parlamento, Theresa May anunciou a expulsão de 23 diplomatas russos do Reino Unido. Atualmente, a Rússia conta com 59 diplomatas acreditados no Reino Unido.

A embaixada russa em Londres classificou, esta quarta-feira, como “hostil”, “inaceitável” e “injustificada” a decisão britânica de suspender contactos bilaterais com Moscovo e expulsar 23 diplomatas russos após o envenenamento de um ex-espião russo no Reino Unido.

Consideramos esta ação hostil, inaceitável, injustificada e de vistas curtas. A responsabilidade pela deterioração das relações entre a Rússia e o Reino Unido é dos dirigentes britânicos atuais”, pode ler-se num comunicado da embaixada.

Na referida intervenção da primeira-ministra britânica, foi dado a Moscovo um prazo, até terça-feira à noite, para fornecer explicações à Organização para a Proibição de Armas Químicas, esclarecendo ainda que o embaixador da Rússia no Reino Unido tinha sido convocado para explicar os acontecimentos. A Rússia nega qualquer a responsabilidade no ataque que visou Serguei Skripal.

O ex-espião duplo de origem russa Serguei Skripal, de 66 anos, e a sua filha Yulia, de 33 anos, foram encontrados inconscientes no dia 04 de março, num banco num centro comercial em Salisbury, no sul de Inglaterra.

Dias depois, o chefe da polícia antiterrorista britânica, Mark Rowley, revelou que o ex-agente duplo russo e a sua filha tinham sido vítimas de um ataque deliberado com um agente neurotóxico, um componente químico que ataca o sistema nervoso e que pode ser fatal.

Os dois têm permanecido hospitalizados, nos cuidados intensivos, em “estado crítico, mas estável”. O Conselho Segurança da ONU reúne-se, esta quarta-feira, de urgência para abordar este caso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

May suspende contactos bilaterais com Moscovo. Rússia considera decisão “hostil”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião