Bankinter investe no crédito ao consumo. Lança bankintercard

  • ECO e Lusa
  • 5 Março 2018

O banco espera captar 37,4 mil cartões, entre clientes do banco e de fora com o lançamento do bankintercard. O objetivo é conseguir que o crédito ao consumo represente 15% da sua margem em Portugal.

O Bankinter está a reforçar a operação de financiamento ao consumo em Portugal, esperando conceder este ano 130 milhões de euros e, em cinco anos, que o negócio do Bankinter Consumer Finance represente 15% da margem em Portugal.

Estes objetivos foram apresentados esta segunda-feira, em conferência de imprensa, por responsáveis do Bankinter de Portugal e de Espanha.

Atualmente, o Bankinter Consumer Finance representa cerca de 8% para a margem financeira em Portugal e o banco quer que essa contribuição aumente para 15% em quatro ou cinco anos, segundo o responsável do Bankinter Consumer Finance em Portugal, António Seixas.

Quanto a crédito concedido em financiamento ao consumo, atualmente o Bankinter Consumer Finance (que começou a operar em Portugal em maio de 2017) tem atualmente 70 milhões de euros em carteira e quer chegar a 130 milhões de euros no final do ano.

Para isso os responsáveis do banco esperam que contribua o novo cartão Bankintercard, lançado este mês, com António Seixas a referir que esperam captar 37,4 mil cartões, entre clientes do banco (20 mil) e de fora (17,5 mil). Não é necessário ser cliente do Bankinter para ter o cartão. Já a cinco anos o objetivo do Bankinter Consumer Finance é ter 400 mil clientes.

A concessão de crédito ao consumo tem vindo a aumentar em Portugal, acompanhando a melhoria da economia.

Em dezembro de 2017, últimos dados disponíveis pelo Banco de Portugal, foram concedidos 601,346 milhões de euros em crédito ao consumo, abaixo dos 660,292 milhões registados em novembro, mas acima dos 570,492 milhões atingidos em dezembro de 2017. No total, em 2017, foram concedidos mais de 6.700 milhões de euros em crédito aos consumidores.

O grupo espanhol Bankinter está em Portugal desde 2016, quando comprou parte da atividade e a rede comercial do Barclays. Na altura, quando o Bankinter comprou a operação do Barclays em Portugal a operação de cartões deste último não estava à venda. Quando o Barclays colocou a unidade de cartões à venda em Portugal e Espanha a decisão do Bankinter foi o crescimento orgânico e não por aquisição.

O grupo Bankinter teve em 2017 um lucro de 495,2 milhões de euros, mais 1% do que no ano anterior, com o Bankinter Portugal a obter um resultado líquido positivo de 22,9 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bankinter investe no crédito ao consumo. Lança bankintercard

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião