Gulbenkian: Sair do petróleo “é uma questão de coerência com as nossas convicções”

  • ECO
  • 3 Fevereiro 2018

Isabel Mota, presidente da Fundação Gulbenkian, diz que venda do negócio do petróleo " é uma questão de coerência com as nossas convicções". Património da Fundação vai manter dimensão após venda.

A Fundação Calouste Gulbenkian, que esta semana anunciou, a venda do negócio do petróleo garante que o negócio não afetará nem a dimensão nem o património da fundação. Isabel Mota, presidente da Fundação, em declarações ao Expresso, deste sábado, justifica o negócio com a coerência. “É uma questão de coerência com as nossas convicções“, refere.

Para a presidente da Gulbenkian “a sustentabilidade que defendemos implicaria, mais cedo ou mais tarde, sairmos dos combustíveis fósseis. E corresponde a um movimento geral nas grandes fundações internacionais e não só: ter uma preocupação ética em relação ao bem comum e direcionar os investimentos em relação à filantropia”.

Isabel Mota diz mesmo que “é uma contradição defender a sustentabilidade, o Acordo de Paris, o ambiente, os oceanos e depois aumentar o investimento em petróleo, o que seria indispensável para manter a Partex como player internacional”.

A decisão, prossegue, Isabel Mota foi tomada por unanimidade dentro do conselho de administração.

A presidente da Gulbenkian ressalva que “a Fundação já não vive sobretudo do petróleo” e, salienta “a identidade da Fundação Gulbenkian está no que ela faz e não na forma como ela é financiada”. Porém admite que “é uma mudança de forte simbolismo na Fundação mas que em nada muda a sua atividade”.

A Fundação Gulbenkian garante que a verba arrecadada com a alienação da Partex, holding que agrega o negócio petrolífero, será reinvestido não afetando assim a atividade.

As negociações para vender a Partex, conhecidas esta semana, já decorrem há meses, tendo mesmo já sido assinado um memorando de entendimento com a CEFC China Energy, devendo o desfecho ocorrer durante as próximas semanas, avança o Expresso. O negócio do petróleo tem um peso de cerca de 18% do total do ativo, sendo o valor contabilístico da Partex de perto de 500 milhões de euros, valor que serve de referência para o negócio em curso.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gulbenkian: Sair do petróleo “é uma questão de coerência com as nossas convicções”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião