China suspende produção de 553 modelos de automóveis por consumo excessivo de combustível

  • Lusa
  • 3 Janeiro 2018

Trata-se da mais recente medida de Pequim para reduzir a emissão de gases poluentes.

A China suspendeu a produção de mais de 500 modelos de automóveis que não cumprem com os regulamentos de consumo de combustível do país, na mais recente medida de Pequim para reduzir a emissão de gases poluentes. A medida, que entrou em vigor no primeiro dia do ano, afeta ambos fabricantes domésticos e ‘joint ventures’ com firmas estrangeiras.

O país asiático produziu 28 milhões de veículos, em 2016. A China tem dezenas de pequenos fabricantes de automóveis – alguns produzem poucas centenas de carros por ano.

Cui Dongshu, secretário-geral da China Passenger Car Association, estimou à imprensa que a medida deverá afetar pelo menos um por cento do mercado automóvel chinês.

A China, o maior emissor mundial de gases poluentes, que durante anos deu prioridade ao crescimento económico em prejuízo do ambiente, tem assumido a liderança do combate ao aquecimento global, após o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter anunciado a saída do Acordo de Paris para o clima.

A poluição é responsável por milhões de mortes prematuras no país asiático e, nos últimos anos, tornou-se uma das principais fontes de descontentamento popular, a par da corrupção e das crescentes desigualdades sociais.

Entre janeiro e novembro de 2017, a China investigou mais de 35.600 violações das leis e regulações de proteção ambiental, um aumento superior a 100%, em termos homólogos.

A China é o maior mercado automóvel do mundo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

China suspende produção de 553 modelos de automóveis por consumo excessivo de combustível

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião