Centeno já mobilizou quase dez mil milhões para estabilização da banca nacional

  • ECO
  • 21 Novembro 2017

O ministro das Finanças já mobilizou um montante equivalente a quase 5% do PIB para estabilizar o sistema financeiro português. São dez mil milhões de euros, naquela que é uma prioridades do Governo.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, já mobilizou um montante total de 9,9 mil milhões de euros com a finalidade de estabilizar o setor financeiro nacional. As contas foram feitas pelo Jornal de Negócios, que agrupou todos os empréstimos, garantias e recapitalizações com vista à melhoria da situação da banca portuguesa. O valor é quase 5% do PIB.

Entre os números destacados estão 3,825 mil milhões de euros relativos à resolução do Banif, cerca de três mil milhões vindos do Tesouro, do Fundo de Resolução e de obrigações do mesmo com garantia do Estado, mais 825 milhões que tinham já sido injetados em 2012, recorda o jornal.

Ainda nesta linha, Centeno autorizou uma garantia de 301 milhões para resolver o problema dos lesados do antigo BES. Já a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos foi outro dos temas quentes e levou o ministro a ter de mobilizar um total de 3,944 mil milhões de euros para o banco público, um dos maiores investimentos do Estado este ano, sublinha o Negócios.

O Orçamento do Estado para 2018 contempla também um novo empréstimo ao Fundo de Resolução, no total de 850 milhões de euros. O jornal junta a este valor mais 650 milhões de euros “de perdas estimadas pela UTAO nos juros a pagar ao Estado” pelo fundo, o que dá um total de 1,5 mil milhões de euros.

Tudo somado, Mário Centeno já fez mexer quase dez mil milhões de euros para estabilizar a banca nacional. Esta tem sido uma das prioridades do Governo de António Costa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno já mobilizou quase dez mil milhões para estabilização da banca nacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião