PSD desafia Costa a apresentar moção de confiança

  • Margarida Peixoto
  • 18 Outubro 2017

Costa respondeu que só apresenta uma moção de confiança quem se sente inseguro e que esse não é o caso do Executivo.

Hugo Soares, líder da bancada parlamentar do PSD, confrontou o primeiro-ministro no debate quinzenal sobre os incêndios.Paula Nunes/ECO

Hugo Soares, líder parlamentar do PSD, desafiou esta quarta-feira o primeiro-ministro a apresentar uma moção de confiança ao Governo, em vez de se limitar a ver votada a moção de censura que o CDS já anunciou que vai entregar na Assembleia da República.

“Traga a esta Câmara uma moção de confiança”, disse Hugo Soares, argumentando que o Governo já perdeu a confiança e que António Costa faria “um favor” se se demitisse.

Depois da insistência do social-democrata, Costa acabou por responder: “Moção de confiança só apresenta quem se sente inseguro quanto à confiança. O Governo não está inseguro.”

O CDS já anunciou que se prepara para apresentar uma moção de censura ao Governo, por causa da forma como foram geridos os incêndios. O PSD ainda não disse abertamente que votará a favor, mas já indicou que tem abertura para o fazer. Contudo, o Bloco de Esquerda, pela voz de Pedro Filipe Soares, já disse que não faz depender a sua confiança no Governo da questão da demissão da ministra, mas antes dos acordos e das políticas efetivamente implementadas.

Também o PCP tem sublinhado que não é mudar os rostos que estão nos cargos que fará a diferença, defendendo antes que é preciso “mudar as políticas de direita” que deixaram a floresta desordenada e a tornaram num perigo para as populações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD desafia Costa a apresentar moção de confiança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião