APDC: “Haverá uma destruição maciça de postos de trabalho”

Rogério Carapuça, presidente da APDC, alertou que a transformação digital está mais rápida e que "haverá uma destruição maciça" de empregos e criação de outros altamente qualificados noutras áreas.

O presidente da APDC, Rogério Carapuça, alertou esta quarta-feira que a transformação digital está a acelerar de forma “exponencial” e que “haverá uma destruição maciça de postos de trabalho”, enquanto serão criados novos empregos altamente qualificados “em áreas completamente distintas”.

“Haverá uma destruição maciça de postos de trabalho. É bom que tenhamos noção disso. Mas haverá criação de novos postos de trabalho em áreas completamente distintas. Empregos altamente qualificados”, defendeu o presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), que organiza esta quarta e quinta-feira um congresso dedicado ao mundo digital.

“É urgente transitar para o digital e é preciso continuar a estudar”, referiu Rogério Carapuça. “Com os dados que todos os dias são gerados, com os novos modelos de computação, com a inteligência artificial e com a robotização, agora sim, a transformação digital começa a ser exponencial. Agora sim, tudo é possível. A transformação digital é uma revolução como outras que existiram na humanidade. Está mais rápida, mais caótica. Não é mais uma revolução. É a revolução instantânea”, declarou.

Haverá uma destruição maciça de postos de trabalho. É bom que tenhamos noção disso.

Rogério Carapuça

Presidente da APDC

Pondo as coisas em perspetiva, o presidente da APDC recordou que, hoje, a economia portuguesa vale 1/4 da Apple, a fabricante do iPhone, enquanto a espanhola vale apenas uma Apple. Já os Estados Unidos, a maior economia do mundo, vale “apenas” 25 vezes a marca da maçã.

Por fim, Rogério Carapuça apontou que os portugueses precisam de obter mais competências digitais e que estas “devem começar” a ser lecionadas “nas escolas primárias”, porque “mesmo para aqueles que não vão trabalhar no setor, as competências digitais serão sempre necessárias”, salientou. Deixou ainda o alerta de que é necessário “promover a inclusão de todos os cidadãos” neste universo digital, pois “a liberdade, hoje, significa saber o suficiente para se poder escolher”, concluiu.

O 27º Digital Business Congress da APDC reúne no CCB os responsáveis por empresas que valem quase 10% de toda a riqueza gerada no país durante um ano. Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, deveria ter estado presente nesta sessão, mas a visita oficial a Angola não permitiu que chegasse a tempo do congresso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

APDC: “Haverá uma destruição maciça de postos de trabalho”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião