Autarca insiste na criação de aeroporto em Coimbra

  • Lusa
  • 17 Setembro 2017

Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra e novamente candidato pelo PS, reiterou a intenção de adaptar um aeroporto no concelho. “Coimbra precisa desta infraestrutura”, disse.

O candidato do PS à Câmara de Coimbra reforçou este sábado a intenção de apostar num aeroporto internacional no concelho, “infraestrutura determinante” para potenciar na região o turismo cultural, científico ou religioso e amplificar o “desenvolvimento económico e a criação de emprego”.

Manuel Machado, em declarações à agência Lusa à margem da apresentação dos candidatos à União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, disse partir para a campanha eleitoral com “esperança, energia e determinação”, e explicou que a reformulação do aeródromo municipal Bissaya Barreto no Aeroporto de Coimbra deverá implicar um investimento de 10 a 12 milhões de euros, valor comparticipado a 15% pelo município.

“Coimbra precisa desta infraestrutura”, garantiu Manuel Machado, atual presidente da Câmara, recordando o trabalho que foi feito ao longo dos últimos quatro anos para o equilíbrio das finanças autárquicas. Há “plena capacidade” para financiar o aeroporto, sintetizou o socialista, sublinhando que a possibilidade de ser criada infraestrutura semelhante em Monte Real, Leiria, está inviabilizada por um conjunto de condições, nomeadamente técnicas.

Manuel Machado, durante o seu discurso na apresentação dos candidatos, disse-se ainda “ciente do trabalho realizado ao longo dos últimos quatro anos em prol da comunidade” e abordou também a criação da nova Maternidade de Coimbra, “que deverá ser instalada no Hospital dos Covões”, precisamente na União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, e o regresso das urgências 24 horas por dia neste polo do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

O socialista prometeu ainda que todas as sedes de freguesia serão capacitadas de rede Wi-Fi em banda larga e lembrou que a Câmara, ao longo do último mandato, conseguiu baixar o desemprego e estimular a atividade económica. “Exemplo disso é a empresa Bluepharma [instalada também nesta freguesia], que vai praticamente duplicar as suas instalações, após um apoio do município. Mas é preciso continuar a trabalhar”, sintetizou.

O candidato apelou ainda aos seus apoiantes para mobilizarem a população para estas eleições e combaterem a abstenção. Nas eleições autárquicas de 1 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autarca insiste na criação de aeroporto em Coimbra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião