Dicas online e offline para encontrar casa em Lisboa ou Porto

A oferta é limitada, mas as opções para encontrar quarto ou casa são muitas em Lisboa ou Porto. Entre apps e formas mais tradicionais, conheça algumas das recomendações e hipóteses em cima da mesa.

É preciso paciência e perseverança para encontrar casa em Lisboa ou no Porto.

Procura casa em Lisboa? Neste início de época escolar, as notícias não são animadoras para quem vem estudar para a capital. Os preços estão a subir e a oferta é limitada. Além do mais, setembro é o mês de maior procura no mercado do arrendamento a estudantes. Vai para o Porto? A situação é semelhante. Nesse sentido, e porque encontrar casa não é tarefa fácil, o ECO reuniu algumas sugestões e conselhos para quem está à procura de teto.

Existem duas grandes formas de encontrar casa ou quarto: as mais tradicionais e também as digitais. Por permitirem fazer buscas sem sair do sofá, estas últimas tendem a ser as mais utilizadas pelos estudantes de hoje. Mas não ponha totalmente de parte os métodos do antigamente: em alguns casos, estão a revelar-se mais eficazes do que as plataformas eletrónicas de arrendamento e podem até ser mais baratos. Comecemos, então, por estes.

Olhe bem para cima

É um tiro no escuro mas, por vezes, revela-se eficaz. Experimente fazer uma visita à zona para onde se quer mudar. Alguns senhorios podem optar por afixar anúncios e números de telefone, sobretudo, nas janelas. Por isso, mantenha os olhos bem abertos. Claro que as afixações em postes e paragens de autocarro já não são tão comuns como antes — aliás, uma das juntas de freguesia de Lisboa, quando contactada pelo ECO, apontou que isso é agora ilegal. Mas não custa nada tentar.

Uma alternativa são os placares em hipermercados como, por exemplo, no Pingo Doce. O espaço é quase um suplemento de classificados mas, pelo meio, pode existir qualquer coisa. Outra hipótese mais plausível são os placares com quartos e casas para arrendar que existem em muitas universidades.

No Instituto Superior de Gestão, em Lisboa, há um perto da papelaria. No Instituto Superior de Economia e Gestão, há um na cantina, logo à entrada. Na Faculdade de Belas-Artes, a cantina também é o sítio onde procurar. Não se esqueça de procurar também nas associações de estudantes. É o caso da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas: há um placar com anúncios junto à associação, na Torre B.

Entenda que não há um “sítio oficial” com este tipo de anúncios. O ECO contactou várias juntas de freguesia de Lisboa, que disseram desconhecer existir algum espaço com este tipo de anúncios na zona. Por isso, em último caso, tente os cafés locais ou centros de cópias, por exemplo. Caso não encontre nada de interessante ou não conheça ninguém, o melhor a fazer é pedir ajuda à tecnologia.

Apps e mais apps

Se nos podemos queixar da pouca oferta imobiliária, o mesmo não podemos dizer acerca de plataformas para encontrar casa. O que não falta são aplicações para telemóvel, sites e outros canais mais informais com anúncios e pedidos para Lisboa e para o Porto.

Uma dessas plataformas é o Idealista, que se destaca por permitir desenhar no mapa a área onde pretende ver os anúncios disponíveis. Além disso, a vantagem é poder filtrar os resultados com base naquilo que procura: defina um intervalo de preços, diga com quantas pessoas quer ficar na mesma casa e se tolera animais de estimação. Mas tenha em mente que quanto mais exigente for, menor será a oferta. No limite, verá um mapa sem qualquer casa ou quarto disponível que corresponda aos seus interesses — por isso, seja flexível. O Idealista pode ser descarregado para telemóveis Android ou iPhones.

Outras alternativas são as plataforma da FixeAds. O Imovirtual permite encontrar apartamentos, moradias, quartos e por aí em diante: selecione o que pretende e escolha a opção “para arrendar”. De seguida, selecione a cidade que tem na mira. Há várias opções e diversos preços. A maioria dos anúncios também tem fotografias. No OLX, o funcionamento é semelhante e há uma opção específica com todos os anúncios de “quartos para arrendar”. Só tem mesmo é de selecionar a cidade, seja ela Lisboa, Porto, ou outra. Experimente ainda o concorrente CustoJusto, que também tem secções dedicadas ao arrendamento imobiliário e alguns anúncios que poderá não encontrar noutros sítios.

A Uniplaces, a conhecida startup portuguesa liderada por Miguel Santo Amaro, é outra das opções. Aliás, muitos dos anúncios da Uniplaces aparecem nas pesquisas que fizer noutros sites. As buscas fazem-se no site da empresa e pode procurar por cidade, bairro, zona ou universidade. Mas tenha em atenção que as modalidades costumam ser de alojamento de curta duração. Leia tudo com atenção antes de avançar com qualquer contacto.

A lista de plataformas é extensa e, às sugestões mais óbvias, juntam-se a CasaSapo (do portal Sapo), a BPI Expresso Imobiliário (do banco BPI e jornal Expresso) e, claro, a Remax e a Era Imobiliária. Uma alternativa menos óbvia para quem vai para Lisboa é o portal da Associação Lisbonense de Proprietários, que também tem alguma oferta.

Também tem sempre o Facebook, onde pode fazer algum pedido mais específico. Os grupos são vários:

Todas as hipóteses são poucas, por isso, recomendamos paciência e perseverança. Ative notificações, estabeleça contactos e — muito importante — visite os locais antes de se mudar definitivamente, para ter a certeza de que o sítio é a escolha ideal. Não tenha receio de questionar e negociar.

Candidate-se a uma residência

Por fim, há uma opção que também não deve pôr de parte: são as residências de estudantes. É comum haver preferência sobre os estudantes com bolsa de estudo, estudantes estrangeiros ou que já se encontravam matriculados na instituição de ensino no ano letivo anterior, mas os períodos de candidatura para novos estudantes arrancam por esta altura. E pode sempre tentar a sua sorte.

A Universidade de Lisboa, por exemplo, tem 18 residências na capital, num total de 865 camas. São 454 quartos no total: 311 duplos, 50 triplos e 93 individuais. Em bruto, há 537 vagas para raparigas e 328 para rapazes. Na Universidade Nova de Lisboa, os estudantes também podem contar com três residências universitárias.

A Universidade do Porto também tem uma vasta oferta de alojamento para estudantes. Mas o melhor a fazer é mesmo contactar diretamente a instituição de ensino para conhecer as possibilidades e condições, assim como os prazos de candidatura, uma vez que cada caso é diferente. Posto isto, acima de tudo, entenda que procurar quarto ou casa em Lisboa exige um pouco de esforço e mobilização. E que, apesar de aborrecido para muita gente, não é um bicho de sete cabeças. Boa sorte!

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dicas online e offline para encontrar casa em Lisboa ou Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião