Portugal volta ao mercado. Objetivo: 1.000 milhões em dívida de curto prazo

Novo leilão de dívida de curto prazo na próxima quarta-feira. Portugal tenta colocar até 1.000 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a três e 11 meses.

Portugal regressa na próxima semana aos mercados de dívida. Desta feita, o IGCP realiza na quarta-feira dois leilões de Bilhetes do Tesouro com maturidades a três e 11 meses, pretendendo angariar até 1.000 milhões de euros.

“O IGCP vai realizar no próximo dia 16 de agosto pelas 10h30 horas dois leilões das linhas de bilhetes do Tesouro com maturidades em 17 de novembro de 2017 e 20 de julho de 2018, com um montante indicativo global entre 750 milhões de euros e 1.000 milhões de euros”, anunciou a agência que gere a dívida pública.

Tal como tem sido hábito nos últimos leilões de curto prazo, o IGCP deverá voltar a registar juros negativos para leiloar estes títulos com maturidades bastante curtas. Em mercado secundário, as yields associadas aos bilhetes do Tesouro a três e 12 meses cediam esta sexta-feira para -0,284% e -0,30%, respetivamente, valores que permitem perceber qual o sentimento do mercado que Portugal deverá encontrar na próxima semana.

Ainda há um mês, a República conseguiu financiar-se em 1.750 milhões de euros a seis e 12 meses com juros negativos.

No total do ano passado, o IGCP levantou mais de 16 mil milhões em títulos de curto prazo e pelos quais pagou uma taxa marginal de 0,02%. Quase zero.

"O IGCP vai realizar no próximo dia 16 de agosto pelas 10h30 horas dois leilões das linhas de bilhetes do Tesouro com maturidades em 17 de novembro de 2017 e 20 de julho de 2018, com um montante indicativo global entre 750 milhões de euros e 1.000 milhões de euros.”

IGCP

(Notícia atualizada às 16h34)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal volta ao mercado. Objetivo: 1.000 milhões em dívida de curto prazo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião