Portugal consegue 1.750 milhões com juros negativos

Portugal voltou a conseguir financiar-se com juros abaixo de zero num duplo leilão de curto prazo. A taxa a 12 meses foi negativa em -0,259%.

Portugal voltou a conseguir financiar-se com juros negativos através de títulos de dívida de curto prazo. A taxa obtida foi ainda mais negativa do que no último leilão a seis meses, tendo sido de -0,259% no prazo a 12 meses. Isto numa operação em que o IGCP conseguiu angariar 1.750 milhões de euros.

No prazo mais curto, a seis meses, o Estado financiou-se em 500 milhões de euros, com a procura a superar em 2,77 vezes a oferta, o que permitiu que a taxa tenha caído para um nível ainda mais negativo: passou de -0,21% em maio para -0,292%.

Mas mesmo no prazo a 12 meses assistiu-se a uma taxa negativa. A agência liderada por Cristina Casalinho obteve 1.250 milhões de euros com uma taxa de -0,259%, num leilão que registou uma procura de 1,7 vezes a oferta. Na anterior emissão comparável a taxa tinha ficado em -0,264%.

Este duplo leilão, realizado em pleno verão, garantiu um financiamento total de 1.750 milhões com taxas mais negativas do que o realizado logo no início do ano, quando o IGCP emitiu um montante idêntico de uma só vez nos mesmos prazos. Na altura as taxas já eram negativas, mas em torno de 0,01%.

Estas taxas negativas têm sido uma constante nas últimas operações de curto prazo, numa altura em que as taxas de longo prazo estão em queda — os juros a dez anos estão nos 3%. No total do ano passado, o IGCP levantou mais de 16 mil milhões em títulos de curto prazo e pelos quais pagou uma taxa marginal de 0,02%. Quase zero.

(Notícia atualizada às 10h52 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal consegue 1.750 milhões com juros negativos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião