Falhanço na OPA não é surpresa. EDP vai abater dívida

A EDP não conseguiu seduzir os investidores na OPA à EDP Renováveis. Comprou apenas 5%, um resultado que não surpreende os analistas. Gasta menos, tem mais dinheiro para abater à dívida.

A Energias de Portugal (EDP) conseguiu muito poucas ações da EDP Renováveis. A Oferta Pública de Aquisição (OPA) a um valor de 6,75 euros por ação teve pouca aceitação — os investidores consideraram o valor baixo —, um fracasso que os analistas dizem já ser esperado. Em vez de 1,3 mil milhões, gasta apenas 300 milhões. O resto? Vai para abater a dívida.

A EDP ficou com 82,56% da EDP Renováveis após a OPA. No total, a EDP conseguiu comprar 43,9 milhões de ações da EDP Renováveis, o equivalente a apenas 5,03% dos cerca de 22,5% de capital que ainda não detinha na cotada presidida por Manso Neto, segundo os resultados da OPA divulgados pela Euronext Lisboa.

Caso a EDP tivesse conseguido adquirir a totalidade do capital dos minoritários da EDP Renováveis, o investimento total seria de cerca de 1,3 mil milhões de euros. Na medida em que apenas conseguiu adquirir 5% da EDP Renováveis no âmbito da oferta a EDP irá desembolsar 296 milhões de euros sendo o restante valor utilizado para acelerar a redução do endividamento da EDP.

Caixa BI

“Não é surpresa que a EDP não tenha alcançado os 90% necessários para retirar a Renováveis da bolsa”, refere o Haitong. A EDP colocou a EDP Renováveis em bolsa a 8,00 euros por ação, tendo oferecido 6,75 euros nesta OPA (valor já deduzido do dividendo pago entretanto), valor que foi alvo de críticas por parte dos investidores. A Massachusetts Financial Services (MFS), acionista norte-americano da EDP Renováveis, declarava que não aceitava o preço oferecido pela EDP, pedindo uma revisão em alta.

“Esperamos uma reação de curto prazo negativa, com o final da OPA, mas o interesse da EDP em retirar a Renováveis da bolsa deverá suportar as ações a longo prazo”, comentam os analistas do Haitong. A EDP Renováveis está, contudo, a valorizar no rescaldo do resultado da OPA, somando 0,15% para 6,807 euros, um valor acima dos 6,75 euros oferecidos.

EDP Renováveis sobe. Continua acima da OPA

A EDP não consegue a totalidade da EDP Renováveis, que assim se mantém em bolsa e no PSI-20. A empresa liderada por António Mexia não admite o fracasso, referindo apenas que “é um passo adicional para reforçar a cooperação e integração das operações na atividade de produção de energia elétrica através de fontes de energia renovável“. E o Caixa BI vê o resultado como um abrir de porta para reduzir mais a dívida.

“Caso a EDP tivesse conseguido adquirir a totalidade do capital dos minoritários da EDP Renováveis, o investimento total seria de cerca de 1,3 mil milhões de euros”, diz o banco de investimento da CGD. “Na medida em que apenas conseguiu adquirir 5% da EDP Renováveis no âmbito da oferta a EDP irá desembolsar 296 milhões de euros sendo o restante valor utilizado para acelerar a redução do endividamento da EDP“, remata.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Falhanço na OPA não é surpresa. EDP vai abater dívida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião