64% dos portugueses estão otimistas com o futuro da União Europeia

Depois do Brexit e superadas as eleições de França e Holanda, o projeto europeu está a reconquistar a confiança dos cidadãos. O terrorismo é pela primeira vez visto como o principal desafio da União.

Em junho de 2016 as preocupações europeias incidiam na saída do Reino Unido. Com um interregno por causa das eleições dos EUA, a preocupação regressou com as eleições holandesas em março e depois com as eleições francesas no início de maio. O Eurobarómetro, realizado no final de maio e divulgado esta quarta-feira, mostra que os europeus estão mais otimistas. O terrorismo é visto pelos cidadãos europeus como o principal desafio que a União Europeia enfrenta, exceto em Portugal e Suécia.

56% dos cidadãos europeus está otimista quanto ao futuro da União Europeia. Portugal foi um dos países onde o otimismo mais aumentou em relação ao outono do ano passado. Atualmente, 64% dos portugueses confiança no futuro da UE, um aumento de dez pontos percentuais face ao último Eurobarómetro. Registaram-se aumentos mais expressivos em França (55%, mais 14 p.p.) e na Dinamarca (70%, mais 13 p.p.).

Quanto à confiança, esta tem vindo a recuperar, de 36% para os 42%, mas continua a ser inferior a 50%. Um registo pior verifica-se na confiança nos parlamentos e governos nacionais, apesar de também terem aumentado para os 36% e os 37%. Em contraste, existe um indicador que atingiu um máximo histórico: 68% dos cidadãs europeus sentem que são cidadãos da União Europeia.

O otimismo e a confiança refletem também uma melhor perceção do estado atual da economia de cada país. Foi o que aconteceu também em Portugal com uma subida de 18 pontos percentuais: 33% dos portugueses avalia de forma positiva o estado da economia nacional.

As melhorias não se verificam apenas na União Europeia, mas também no apoio ao euro. Dentro da zona euro, o apoio à moeda única aumentou para os 73%. Essa confiança no euro é superior a 80% em países como a Eslováquia, Alemanha, Estónia, Irlanda, Eslovénia e Luxemburgo.

Terrorismo, o maior desafio

44% dos cidadãos europeus consideram que o terrorismo é o maior desafio da União Europeia, acompanhada pela imigração (38%), ainda que esta última percentagem tenha diminuído sete pontos percentuais face a outono de 2016. “O terrorismo é a preocupação número um na UE em 21 Estados-Membros, ao passo que esse era apenas o caso num país no outono de 2016”, lê-se na conclusões do Eurobarómetro. Atualmente este desafio apenas não é a prioridade dos portugueses e dos suecos.

Na União Europeia estão a diminuir as preocupações com a situação económica, o estado das finanças públicas dos Estados-membros ou até o desemprego. Em Portugal, o desemprego continua a ser a principal preocupação com 29% dos portugueses a considerar esse indicador como o principal desafio. Segue-se a imigração, a saúde e a Segurança Social.

Brasileiros são os que mais gostam da UE

A opinião exterior à União Europeia também é favorável: “Em 11 países não pertencentes à UE, a maioria dos inquiridos, auscultados pela primeira vez, afirma ter uma opinião positiva sobre a UE”, referem as conclusões do Eurobarómetro e do inquérito “Future of Europe – Views from outside the EU”.

Os cidadãos brasileiros, chineses, indianos, japoneses e canadianos são os que têm uma opinião mais positiva sobre a União Europeia. As piores considerações chegam da Turquia e da Rússia, por exemplo.

Este inquérito realizou-se entre 20 e 30 de maio, já depois das eleições francesas. No total, foram entrevistadas 33.180 pessoas nos Estados-Membros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

64% dos portugueses estão otimistas com o futuro da União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião