Bruxelas analisa pedido português ao Fundo de Solidariedade

  • Marta Santos Silva
  • 18 Julho 2017

Se o Fundo não chegar, a Comissão está aberta a outras hipóteses, disse ainda a comissária europeia para a Política Regional Corina Cretu.

A Comissão Europeia já está a analisar o pedido português ao Fundo Europeu de Solidariedade. A comissária europeia para a Política Regional, Corina Cretu, disse esta terça-feira que o pedido foi recebido e está a ser estudado, mas não avançou para já valores, assinalando no entanto que existem soluções caso o Fundo de Solidariedade não seja suficiente.

“Ontem [segunda-feira] recebemos a candidatura de Portugal para o Fundo de Solidariedade, por isso começámos hoje a analisá-lo”, afirmou Corina Cretu em esclarecimentos aos jornalistas. “Vamos ter de ver quais são os custos incluídos e se são tecnicamente elegíveis”, acrescentou.

A comissária disse ainda que Bruxelas está “em contacto próximo com as autoridades portuguesas”, com equipas no terreno, para que haja “ajuda quanto antes”. Sublinhou que, “se este fundo de solidariedade não chegar, estou aberta, e já o disse às autoridades europeias, a alterar rapidamente programas se for necessário”. Pedro Marques, ministro do Planeamento e Infraestruturas, também já disse que a opção de alterar programas operacionais está a ser equacionada.

Corina Cretu deixou também uma palavra de agradecimento aos bombeiros, “que estão atualmente a combater os fogos em Portugal e também no Sul de França, um exemplo de coragem para todos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas analisa pedido português ao Fundo de Solidariedade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião