Há 16 anos que os consumidores europeus não estavam tão confiantes

  • Lusa e ECO
  • 22 Junho 2017

Tal como em Portugal, a confiança dos consumidores atingiu um máximo histórico, assinalando a resistência da economia europeia perante períodos de eleições e perturbações externas.

O indicador de confiança dos consumidores da Zona Euro aumentou em junho para o máximo de 16 anos, mostra a estimativa rápida divulgada esta quinta-feira pela Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia. Face a maio, também o indicador de confiança da União Europeia subiu, mas ambos se mantêm ainda em terreno negativo.

Este é mais um sinal de que a economia europeia está a recuperar, principalmente motivada pelo aumento da procura interna. Além disso, o desemprego também atingiu mínimos de oito anos.

No final do ano passado, com o Brexit já consumado, a eleição de Donald Trump e o perigo populista em eleições na Holanda e em França, os economistas temeram que a retoma da economia europeia fosse interrompida. Mas os dados mostram agora que o indicador de confiança melhorou 2,0 pontos na Zona Euro em junho, fixando-se nos -1,3 pontos.

Já considerando os 28 países da UE, o indicador que mede a confiança dos consumidores subiu 1,1 pontos para os -2,2, de maio para junho.

Também em Portugal a confiança dos consumidores tem atingido máximos históricos. Em abril, o INE revelou que a confiança dos consumidores está em máximos desde outubro de 1997, graças às expectativas de evolução da situação económica do país e do desemprego.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 16 anos que os consumidores europeus não estavam tão confiantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião