Startups: ecossistema português cresce o dobro da média europeia

Conclusões do SEP Monitor Report, uma parceria entre a Mind the Bridge e a Beta-i, foram apresentadas esta terça-feira, em Lisboa.

O ecossistema empreendedor português cresce o dobro da média europeia. A conclusão é do Startup Europe Partnership (SEP) intitulado, um estudo que resulta de uma parceria entre a Mind the Bridge e a Beta-i. “No ano passado, mais de 130 milhões de dólares de novos financiamentos foram assegurados (40% do total de financiamento gerado entre 2010 e 2016)”, refere a Beta-i em comunicado.

Das 67 scaleups detetadas — às quais se juntam mais 30 prontas para escalar –, mais de 350 milhões de dólares de financiamento foram captados em 2016, um aumento de 38% face ao ano anterior. “Olhando de perto, podemos dizer que Lisboa é o hotspot de scaleup em Portugal, responsável por 221 milhões de capital levantados, 27 scaleups, 17 exits desde 2010 e 31% do novo capital angariado”, acrescenta ainda o comunicado.

O estudo refere ainda que quatro em cada cinco empresas fundadas em Portugal são startups “dual”, que contam com sedes localizadas fora do país enquanto mantêm operações relevantes no país de origem. Entre elas estão nomes como a Feedzai, OutSystems, Talkdesk, Unbabel e Veniam.

“É interessante notar que os investidores internacionais ocupam um papel importante no ecossistema de rápido crescimento português. 62% do capital disponível ara scaleups vem de fora. Eventos internacionais como o Web Summit, o Lisbon Investment Summit ou o Scale Up Porto têm sido muito importantes para fazer avançar o panorama de scaleups em Portugal”, explica Ricardo Marvão, cofundador e diretor de projetos globais da Beta-i.

Depois do “Portugal Rising”, apresentado no final de 2015, o estudo conclui que o crescimento do ecossistema nacional de startups e empreendedores está a crescer a uma velocidade que duplica o crescimento na Europa. O estudo foi apresentado a propósito da #LIS (Lisbon Investment Summit) que decorre em Lisboa entre terça e quarta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Startups: ecossistema português cresce o dobro da média europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião