CE quer um presidente do Eurogrupo a tempo inteiro

  • ECO
  • 31 Maio 2017

A Comissão Europeia quer reformular alguns aspetos do Eurogrupo, nomeadamente a liderança. Sugere-se um presidente a tempo inteiro.

A Comissão Europeia quer rever o modelo de presidência do Eurogrupo. Uma integração económica mais profunda dos países da Zona Euro, que podem vir a ter um fundo monetário comum, parece justificar a necessidade de um presidente a tempo inteiro.

As reflexões da Comissão Europeia sobre o aprofundamento da União Económica e Monetária até 2025 foram reveladas esta quarta-feira. Quer-se uma visão unificada que deverá ser posta em prática após as eleições europeias em 2019.

Um novo balanço entre a Comissão e o Eurogrupo pode assim justificar “um presidente permanente e a tempo inteiro” para o Eurogrupo, ao contrário do que acontece de momento. Para já, o presidente é nomeado pelos países da zona euro a cada dois anos, acumulando geralmente com o cargo de Ministro das Finanças do respetivo país.

Dijsselbloem, que vai abdicar do cargo de ministro na Holanda, estava já com o pé fora da presidência do Eurogrupo — cenário que pode mudar com esta notícia. Mário Centeno está na fila, pelo que esta medida, a efetivar-se, pode também ter efeitos na política portuguesa.

Para além da reforma em termos das funções do presidente, a possibilidade de criação de um Fundo Monetário Europeu, comum aos países da Zona Euro, é também avançada. Para mais informações, pode consultar o comunicado e respetivos anexos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CE quer um presidente do Eurogrupo a tempo inteiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião