Rui Moreira: TAP tem “concentrado” a sua operação em Lisboa

  • ECO
  • 27 Maio 2017

O presidente da Câmara do Porto enviou uma carta ao presidente do Conselho Metropolitano do Porto. Rui Moreira defende a criação de um hub da TAP no Porto. Mas também fala sobre a Eurovisão.

O presidente da Câmara do Porto escreveu uma carta ao presidente do Conselho Metropolitano do Porto. Rui Moreira fala sobre a TAP, chamando a atenção para a falta de cumprimento de um serviço público por parte da empresa, e faz referência à Eurovisão, assinalando que tudo parece apontar que o evento vai acontecer em Lisboa. O autarca aproveita também para falar sobre a candidatura portuguesa à deslocalização da Agência Europeia do Medicamento, sediada no Reino Unido.

“No caso da TAP, e face ao esgotamento da Portela, veio a Associação dos Hoteleiros defender a criação de um hub da TAP no Aeroporto do Porto. Um tema que me é particularmente caro, reconheço, e que as atuais circunstâncias voltam a suscitar”, refere Rui Moreira na carta.

O autarca, relembrando uma notícia avançada pelo Expresso — de que o aeroporto Humberto Delgado vai esgotar em 2018 e a solução para a capital manter o crescimento turístico passa pela criação de um hub no Porto — defende que “se o Estado Português é o maior acionista da TAP, se este Governo reverteu uma parte da privatização, então não pode deixar de invocar essa qualidade”.

O presidente da Câmara do Porto afirma também que o Executivo não “se pode colocar numa posição de neutralidade quando há uma questão de interesse nacional que exigiria uma intervenção enérgica. E, neste caso, é inegável que esse interesse, que existe, não se coaduna com a forma como a TAP tem vindo a concentrar a sua operação em Lisboa“.

Eurovisão em Lisboa?

Na mesma carta, Rui Moreira também chama a atenção para o Festival da Canção. “Quanto ao festival da Eurovisão: parece estar predeterminado que decorrerá em Lisboa, mas trata-se de um evento que será organizado pela RTP. Ora, a exemplo do que sucede noutros países, seria bom que não ficasse subentendido que tem de ser em Lisboa“, salienta o autarca.

“A área metropolitana do Porto tem o Europarque e o Multiusos de Gondomar que certamente podem acolher este evento, a área metropolitana tem todas as condições logísticas e hoteleiras para poder acolher os visitantes, não se entendendo porque parece excluída à partida”, afirma.

Rui Moreira aproveita ainda para falar sobre a candidatura portuguesa à deslocalização da EMA, sediada no Reino Unido. “Sendo de aplaudir essa candidatura nacional, como o fiz publicamente e em carta que dirigi ao senhor primeiro-ministro há já algumas semanas e logo que esta intenção foi conhecida, também ela parece, agora, aprisionada pela lógica centralista. As últimas declarações da senhora secretária de Estado dos Assuntos Europeus a um órgão de comunicação é razão de alguma estupefação (conteúdo em inglês)”, defende.

O presidente da Câmara de Lisboa critica o facto de Margarida Marques ter referido que Lisboa é a melhor cidade portuguesa para a localização da EMA. “E quanto à opinião da senhora secretária de estado de que Lisboa é a melhor cidade portuguesa para esta localização, trata-se de uma opinião pessoal, ou corresponde à política do governo?”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Moreira: TAP tem “concentrado” a sua operação em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião