Multibanco procura parceiro estratégico

  • ECO
  • 26 Maio 2017

Entre as possibilidades em aberto está a escolha de um parceiro estratégico ou a venda de 100% do capital da empresa.

Os bancos acionistas da Sociedade Interbancária de Serviços (Sibs) estão à procura de um investidor estratégico e, no limite, a empresa pode ser vendida.

Depois da tentativa falhada de compra da Unicre, os bancos acionistas da Sibs preparam-se para designar o assessor financeiro que vai liderar o processo de adaptação da empresa a um negócio com sinergias de escala, noticia o Público [acesso pago]. E que permita tirar partido de uma vaga de concentração de entidades que prestam serviços aos bancos no âmbito do sistema de pagamentos europeu.

É o Deutsche Bank tem surgido como o consultor seleccionado para apoiar os bancos, adianta ainda o jornal. O dossiê será liderado pela Sibs, mas a decisão final tem de ser tomada pelos accionistas presentes em Conselho de Administração.

O diário ouviu fontes da CGD e do BCP, com fortes participações na Sibs, que se mostraram disponíveis para equacionar a venda das suas acções se surgir um interessado credível, notando que se tratam de “activos não estratégicos”. O CaixaBank, que acaba de assumir o controlo do BPI, também já admitiu desfazer-se desta plataforma.

Um responsável oficial da gestora de caixas multibanco garante que “a Sibs não contratou nenhuma entidade, pois necessitaria de ter mandato dos seus accionistas para o fazer, o que não possui”. Mas acrescenta que “qualquer accionista pode decidir alienar as suas acções e adjudicar a operação”.

Entre as possibilidades na mesa, apurou o jornal junto da banca, está a venda de 100% do capital da Sibs; a escolha de um parceiro estratégico; ou, no limite, nada mudará.

O jornal explica que este processo de procura de um parceiros decorre da mudança de regras europeias e quer potenciar o desenvolvimento do grupo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Multibanco procura parceiro estratégico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião