Presidente da SIBS preocupada com “novo imposto” sobre pagamentos com cartões

  • Lusa
  • 9 Fevereiro 2017

Presidente executiva da SIBS, Madalena Cascais Tomé, manifestou preocupação com “um novo imposto” sobre métodos eletrónicos de pagamento, numa referência aos 4% de imposto de selo cobrado.

“Nós, como prestadores de pagamentos eletrónicos, preocupamo-nos com o facto de existir um imposto novo sobre um serviço que acreditamos que tem um contributo muito importante para a eficiência da economia”, disse à responsável, à margem de uma conferência em Lisboa sobre pagamentos digitais.

Sublinhando que a cobrança não é diretamente acionada pela SIBS (que gere a rede Multibanco) e que se trata de um “imposto que está a incidir sobre uma atividade e é aplicado sobre os beneficiários desse serviço”, Madalena Cascais Tomé afirmou a preocupação com o “imposto adicional”.

O PS já informou que vai apresentar uma proposta para “desonerar o comércio e a restauração na utilização dos meios eletrónicos de pagamento”.

Estimando que a subida do imposto de selo sobre as comissões relativas a pagamentos com cartões pudesse representar um encargo anual de 3,6 milhões de euros para os seus associados, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) tem insistido para que sejam os bancos os responsáveis pelo custo do imposto de selo.

A AHRESP também referiu que a aceitação de cartões como meio de pagamento deverá representar uma fatura de cerca de 85 milhões de euros em comissões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da SIBS preocupada com “novo imposto” sobre pagamentos com cartões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião