Pintura de Basquiat vendida por 110,5 milhões de dólares em leilão da Sotheby’s

Uma obra sem nome, do pintor norte-americano Jean-Michael Basquiat, foi vendida num leilão da Sotheby's por 110,5 milhões de dólares. Há 33 anos, venderam-na por apenas 19.000 dólares.

O magnata japonês Yusaku Maezawa comprou uma pintura de Jean-Michel Basquiat por 110,5 milhões de dólares. A obra, sem título, foi vendida num leilão da Sotheby’s em Nova Iorque, que decorreu na tarde desta quinta-feira. É um valor recorde e nunca nenhuma outra obra de artistas norte-americanos tinha sido vendida por um montante tão alto.

Segundo a Bloomberg, a mesma pintura tinha sido vendida em 1984 por 19.000 dólares a Jerry e Emily Spiegel. Desta vez, a base de licitação era de 57 milhões de dólares e um braço ferro entre três participantes no leilão elevou a fasquia para perto dos 111 milhões. Anteriormente, a obra estava avaliada em 60 milhões de dólares.

À agência, Jeffrey Deitch, comerciante de arte e amigo do pintor que morreu em 1988, disse: “Lembro-me de deixar o mundo perplexo nos anos 80, quando estabeleci um recorde para os Basquiat nos 99.000 dólares. Todos nós, amigos do Jean-Michael, sempre acreditámos na sua genialidade. Sempre pensei que ele iria estar um dia na legião de Picasso, Bacon e Van Gogh. O trabalho tem essa qualidade icónica. O seu apelo é real.”

A obra não tem nome e é datada de 1982.Sotheby's, via Bloomberg

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pintura de Basquiat vendida por 110,5 milhões de dólares em leilão da Sotheby’s

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião